Metrologia Estadual verifica instalação de taxímetros em Araguaína.

Faltando apenas quatro dias para esgotar o prazo, apenas 10% dos taxistas de Araguaína instalaram o taxímetro.  A aquisição do equipamento passou a ser exigida, em caráter obrigatório, em 2 de maio deste ano por meio do Decreto Municipal 143/2019.

Como cerca de 90% dos taxistas ainda não instalaram o equipamento, a prefeitura vai prorrogar o prazo. Segundo apurado, a prefeitura estuda baixar outro decreto fixando nova data para os profissionais adquirirem o equipamento.  A publicação no Diário Oficial deve sair até sexta-feira (28).

O taxímetro afere o valor cobrado pelo serviço, com base em uma combinação entre distância percorrida e tempo gasto no percurso.

De acordo com dos representantes dos Taxistas de Araguaína, Santólio Lima Junior, há 284 taxistas regularizados na Agência de Segurança Trânsito e Transporte (ASTT) de Araguaína.  Ele afirma que apenas uma empresa, a Tocantins Tacógrafo, fornece o equipamento com preço que varia de R$ 500 a R$ 600.

Santólio afirmou que a instalação do taxímetro é importante por proporcionar um preço, segundo ele, justo para quem usa táxi em Araguaína.

Para regularizar a situação, o taxista deve atualizar seu cadastro junto à Prefeitura Municipal, fazer um cadastro junto ao Inmetro e instalar o taxímetro no veículo em uma empresa credenciada.