Fernando Almeida
O Jornal da Globo (Rede Globo) exibiu na noite de ontem, 27, uma matéria sobre o descaso da saúde no município de Araguaína (TO). O problema mostrado refere-se ao atendimento médico realizado dentro de um bar, pois o Posto de Saúde, que atendia cerca de 20 mil moradores, está em reforma.
Segundo relatado pelo telejornal, durante o dia no Bar (Geladão) o vai e vem não é do garçons, mas sim de agentes de saúde para realizar atendimento aos pacientes. No entanto, o Bar que serve como Posto de Saúde não agrada a todos. “Está precário! Eu queria um posto de saúde aqui”, declarou ao Jornal da Globo, a dona de casa Silvana Nunes, que foi ao bar receber atendimento médico.
Atendimento médico no Bar
Segundo a matéria, dono do bar, que cedeu o espaço, diz que só pensou no bom atendimento da população. “Isso foi uma iniciativa do agente de saúde, que chegou até a minha pessoa e perguntou se poderia ceder o espaço para fazer o atendimento do pessoal, já que o posto de saúde não estava funcionando. Aí, eu não vi problema nenhum, cedi na maior boa vontade”, lembra Flávio Cardoso.
O Jornal da Globo também destacou que município continua sem ter previsão para reabrir o posto de saúde e sobre a escolha do local, a prefeitura não quis gravar entrevista e respondeu que ouviu as opiniões dos próprios moradores. Ainda menciona que seu Aparecido Elói, aposentado e cadeirante, não concorda com essa história de ir ao bar em busca de saúde. “A gente se sente constrangido. A gente é homem do campo, lutou muito com a vida, com honestidade. E, hoje, quando a gente precisa de saúde, fica meio isolado”, lamenta.