No feriado de 1º de Maio, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Cultura e Lazer, em parceria com a Associação dos Corredores de Rua da cidade, promovem a 24ª Corrida de Rua do Trabalhador, em comemoração ao Dia do Trabalho. Podem participar atletas e desportistas dos sexos masculino e feminino e este ano a premiação total chega a R$12.650,00, além de troféus e medalhas.

O ponto de largada para os atletas, do Tocantins e de outros Estados, será a Praça São Luis Orione, às 8h30. Depois, o grupo segue pela Rua Santa Cruz até chegar na Avenida Filadélfia. De lá, os corredores seguem até a BR-153, onde pegam a Avenida Bernardo Sayão, paralela à rodovia federal. O grupo vira à direita e segue pela Avenida Cônego João Lima até a Praça São Luis Orione, ponto final dos atletas e desportistas. Este ano o percurso geral da prova é de 11,3 km.

As regras da competição seguem o regulamento geral de provas de corridas rústicas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Em toda a prova haverá o acompanhamento de viaturas da Polícia Militar e a assistência de ambulâncias em caso de emergência, bem como a distribuição de água aos participantes, em vários pontos do percurso.

 Inscrições

As inscrições para participar da competição podem ser feitas até as 18 horas, do dia 30 de Abril na Secretaria Municipal do Esporte, Cultura e Lazer, localizada na Rua Sérgio Honda, nº 265, Setor Urbanístico, no prédio da antiga Secretaria Municipal de Educação. O regulamento, a ficha de inscrição e dos demais documentos da competição podem ser encontrados no site da prefeitura ou na Fan Page “Nossa Araguaína”, no Facebook. Para os interessados que residem em outra localidade, devem enviar um e-mail para cultura.araguaina@gmail.com, sendo que o mesmo deverá apresentar os documentos originais uma hora antes do início da prova.

Categorias

Os participantes do sexo masculino poderão concorrer em uma das sete categorias: Elite, Juvenil (16 e 20 anos), Veterano (de 31 a 40 anos), Veterano I (41 a 50 anos), Veterano II (51 a 59 anos), Veteraníssimo (igual ou acima de 60 anos). As participantes do sexo feminino serão distribuídas em quatro categorias: Elite, Juvenil (16 a 20 anos), Adulta (21 a 39 anos), Veterana (igual ou superior a 40 anos). Vale lembrar que todos os atletas inscritos concorrerão na modalidade elite, sendo premiados os cinco primeiros colocados masculino e os três primeiros colocados femininos.