Marcus Mesquita

As etapas regionais da 24ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da 1ª edição dos Jogos Estudantis Paraesportivos do Tocantins (Parajets) começaram na noite desta quarta-feira, 23, em Dianópolis, a 320 km de Palmas. Participam desta fase alunos-atletas e paratletas dos 15 municípios jurisdicionados às Diretorias Regionais de Gestão e Formação (DRGF) de Arraias e Dianópolis. As competições se estendem até o próximo domingo, 27.

Diretor regional da cidade anfitriã desta etapa dos Jets, Adelmides José da Mata comemora o envolvimento das escolas com os Jogos. “A abertura oficial dos eventos foi ótima; tivemos mais de 600 alunos participando, com estudantes de todas as instâncias públicas de ensino, tanto estaduais quanto municipais e a federal. A participação está sendo massiva, inclusive com o aumento dos participantes da zona rural e com os alunos das Apaes. Estamos muito felizes e a expectativa é que, com o aumento do leque de oportunidades e participações, novos talentos surjam por aqui”, afirmou.

Para o diretor regional de Gestão e Formação de Arraias, Leonardo Victor dos Santos, os Jogos são uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos alunos e funcionam como uma extensão da formação dos estudantes tocantinenses. “Os Jogos contribuem muito na formação integral dos nossos alunos, passando para eles noções práticas de disciplina, de cumprimento de regras e da competitividade sadia. Somado a isto, ainda tem o intercâmbio entre os alunos de outras cidades; e este contato com culturas diferentes melhora o processo de ensino-aprendizagem e de exercício de cidadania”, frisou.

Estudantes preparados

Participando da competição, os estudantes estão empolgados para defender a escola onde estudam e conseguir um bom resultado nos Jogos. Thiago Almeida Ferreira, de 16 anos, participa pela quinta vez dos Jets. “Eu já fui campeão regional no Futsal e no Atletismo, na prova de 200 metros, que são as minhas modalidades. Mesmo assim, é sempre bom poder viver este clima de competição, conhecer gente de outras cidades. E eu ainda tenho como objetivo ser campeã estadual e ir para o nacional (Jogos Escolares da Juventude); este é o meu penúltimo ano de participação e eu espero conseguir realizar este sonho”, ressaltou o aluno-atleta do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, de Dianópolis.

Novata na competição, Mayra Gonçalves, aluna-atleta da Escola Estadual Professora Augusta Vaz dos Santos Teixeira, de Combinado do Tocantins, também está animada com a competição e emocionada com a experiência. “O meu coração está batendo muito forte; estou muito feliz. Eu treinei bastante na escola e quero me sair bem nos 75 metros do Atletismo e no Vôlei. Além disto, estou conhecendo muita gente legal”, destacou a estudante de 11 anos.