Arnaldo Filho

A base do prefeito Ronaldo Dimas (PR), na Câmara de Araguaína (TO), ficou poucos dias desfalcada após a debandada do vereador Batista Capixaba. Enquanto a oposição imaginava que estaria se fortalecendo com um novo integrante, outras articulações já vinham acontecendo para suprir a lacuna.
Tudo restou esclarecido na reunião dos vereadores da base governista, a portas fechadas, durante a sessão de terça-feira (22), quando o parlamentar Cosmo Jamaica (PP) foi apresentado oficialmente como mais novo integrante do grupo. Com isso, a base voltou aos seus 14, e a oposição permaneceu com os três.
Quem acompanhou a reunião, só que do lado de fora, conta que o vereador foi recepcionado com palmas, gargalhadas e muita animação. Segundo uma fonte, ocorreu na verdade uma “troca”. A base perdeu um vereador de um "relacionamento difícil" e ganhou alguém "mais compreensível".
Jamaica foi eleito vereador em 2012, com 1.759 votos, na chapa da ex-prefeita Valderez Castelo Branco, com quem mantém um bom relacionamento, também com seu marido, o deputado federal Lázaro Botelho. Segundo informações, recentemente ele não andava muito satisfeito no grupo, situação que colaborou para a tomada de decisão.
Apoio para deputado
A mudança de lado do vereador deve ter outras consequências. O apoio de Jamaica era tido como certo para o deputado Lázaro Botelho e para o pré-candidato a estadual, vereador Alcivan Rodrigues, ambos do PP. Com isso, a certeza já não subsiste mais. Consequentemente, esse desfalque respinga no trabalho de fortalecimento da candidatura do empresário Roberto Pires, a governador do Tocantins.
Já se fala nos bastidores que o vereador Cosmo Jamaica está com a conversa bem adiantada com Marcus Marcelo, pré-candidato a federal, e com o ex-secretário estadual do Trabalho e Ação Social, Agimiro Costa, que é pré-candidato a estadual.
O brilho da oposição
Segundo uma fonte, o brilho da oposição agora ficará com Batista Capixaba. Isso porque o vereador está determinado a acompanhar todos os passos do Executivo bem de perto. Inclusive já solicitou cópias de contratos, documentos e vem fazendo estudos para fundamentar sua críticas, e até futuras denúncias. “Vai tomar o brilho do Alcivan e da Silvinia. Ele não tem mais nada a perder, enquanto outros fazem de conta que são oposição”, contou a fonte.