Fernando Almeida

Em estado de greve, servidores da Saúde de Araguaína fizeram a terceira manifestação em 12 dias, na manhã desta terça-feira (08) em frente ao antigo prédio da prefeitura.  Os manifestantes usavam nariz de palhaço, faixas e balões na cor preta. Também cantaram o Hino Nacional de costas para a prefeitura e em seguida gritavam  “a saúde está de preto. A culpa é do prefeito!” (...) Prefeito, a saúde na rua, a culpa é sua”.

A paralização iniciou no último dia 02 de junho e desde então estão funcionamento  parcialmente os serviços de emergência e urgência. Como é o caso do Samu, segundo o Sindicato, está com apenas 30% do efetivo em serviço. Os profissionais reclamam que o prefeito Ronaldo Dimas não os recebeu para negociação.

“Estamos em estado de greve já há alguns dias. Tentando, como já vem há meses, o contato com o prefeito pra ver uma negociação. Antes não houve, ele não aceita sentar. Não aceitava sentar quando não havia estado de greve. E agora ele argumenta que não senta com estado de greve. Então nós não entendemos´,”  explicou o  Secretário Geral do Sindicato dos Farmacêuticos, Ygor  Saraiva.  

Ao Araguaína Notícias o sindicalista ainda elencou as principais cobranças dos servidores da saúde de Araguaína. “A principal reivindicação é o Plano de Cargos e Carreira e Renumeração- o PCCR. Isso traria uma maior segurança ao servidor. Dentro dele a gente vai ter progressão, insalubridade que é nossa luta do movimento, adicional noturno, adicional de periculosidade. Além de conter a data-base que é também de suma importância para o servidor da saúde do município de Araguaína,”  pontua.

Também ao Araguaína Notícias,  a servidora do município Lusmarina Barbosa explicou os motivos da manifestação.  “Nossa reivindicação é também por melhores condições de trabalho. Está tudo defasado, os postos não têm balança, não tem aparelho de PA, a gente não tem uniforme, não recebe remédio... Essas coisas que é de direito do povo. Nós estamos aqui reivindicando o direito do servidor e também do cidadão. Porque o cidadão precisa ser bem atendido nas unidades.”

Ela ainda aproveitou a oportunidade para alfinetar o prefeito Ronaldo Dimas ao lembrar do slogan de campanha. “Araguaína tem jeito? Eu acho que sim. Eu acho que se o gestor quiser trabalhar e cuidar do povo tem jeito. Mas a gente tem um gestor que parece que não gosta de gente, não gosta de povo. Eu queria saber qual a posição dele, qual a posição que os políticos têm.  (...) Cadê a Justiça? Até hoje eu ainda não vi a Justiça se manifestar.” 

Versão da prefeitura

Através de nota, a Prefeitura de Araguaína informou que a Secretario de Administração, Nahim Halum, recebeu os representantes do movimento grevista  e adiantou que  os “as reivindicações serão apresentadas ao prefeito Ronaldo Dimas.”

Histórico

No último dia 3, durante uma reunião com os vereadores, os servidores da saúde rejeitaram a proposta do prefeito Ronaldo Dimas e o Projeto de reajuste salarial do executivo foi retirado de pauta.  O PL 004/2014 que seria discutido na Câmara estabelece que o aumento para os servidores seja  de 5,3%, sendo 3,3% em agosto e 2% em outubro.

Leia +

Servidores da Saúde de Araguaína fazem protesto em frente a prefeitura e ameaçam entrar em greve

Servidores da saúde protestam em frente ao antigo prédio da Prefeitura.