Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) estão recrutando pacientes com idade superior a 45 anos com evidencia de aterosclerose manifesta nos últimos 10 anos, como doença arterial coronariana (infarto, angina etc ), AVC (derrame) ou Doença Arterial Periférica para estudo nacional sobre a relação entre a alimentação e as doenças do sistema circulatório.

Fruto de uma parceria entre o Hospital do Coração de São Pedro (Hcor) e o Ministério da Saúde, o projeto pretende comprovar os efeitos do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor (DicaBr) na prevenção de doenças cardiovasculares e redução de fatores de risco como colesterol, pressão arterial, glicemia e outros.

O estudo é multicêntrico e a UFT é um dos centros de pesquisa na Região Norte. Em Palmas, já são 30 pacientes em acompanhamento e ainda há vagas para outros 20. Os participantes são divididos por sorteio em dois grupos: o grupo intervenção  e o grupo controle. O grupo de controle recebe todas as orientações de alimentação de acordo com as diretrizes atuais de saúde e o grupo intervenção recebe a dieta cardioprotetora. Ao longo de um ano os pacientes passam por três exames de sangue, pagos pelo Hcor, e recebem lanche e ajuda de custo no valor de R$ 10 a cada ida necessária à UFT.

"Para o paciente a participação é interessante, pois o projeto tem como objetivo prevenir que ele venha a ter um novo evento de aterosclerose", explica a coordenadora da pesquisa na UFT e professora do Curso de Nutrição, Sônia Lopes. "Pelo controle metodológico e pela abrangência dessa pesquisa, que está acontecendo no Brasil todo, acreditamos que teremos resultados importantes sobre este tema", acrescenta ela.

Os interessados em participar do projeto DicaBr devem entrar em contato pelo telefone (63) 3232-8533 ou 8412-7476 para agendar a primeira consulta e verificar se cumprem os requisitos necessários para ingressar na pesquisa.