Durante cerimônia realizada na noite desta sexta-feira, 29, o presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski foi homenageado com o título de Cidadão Palmense. O evento foi realizado no Gabinete II do Prefeito, localizado na Diretoria de Meio Ambiente.

Ao ciceronear o homenageado, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, destacou a relevância da atuação de Lewandowski no STF, tendo inclusive beneficiado a Capital. “Quando revimos a planta de valores para corrigir distorções histórias vários processos foram iniciados contra a medida, porém quando acompanhei o julgamento de recurso de caso igual ao nosso onde o ministro Lewandowski deixou claro que não iria intervir na competência do executivo municipal foi a resposta que precisávamos, utilizamos a jurisprudência e hoje Palmas conta com aumento de 52% na arrecadação que é utilizado em benefícios para a população”, explicou Amastha. 

Em seu discurso, o ministro Lewandowski destacou, “a democracia no sentido mais puro acontece nos municípios, onde o cidadão vê as suas necessidades mais básicas realizadas. O que vi em Palmas me entusiasma, por ser uma cidade pujante e organizada”.

O ministro ainda ressaltou a satisfação em receber a homenagem. “Estou extremamente honrado com o título que recebo hoje e me solidarizo na responsabilidade de dignificar a história de luta de estado e dessa cidade e a alegria que se vê na população. Minha certidão de nascimento pertence fisicamente ao estado do Rio de Janeiro, porém meu coração definitivamente está aqui, agora com os meus concidadãos palmenses”.

A solenidade contou com a participação da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Ângela Prudente e de autoridades estaduais e municipais.