Em mais uma ação de aproximação dos empresários araguainenses da fábrica de cimentos da Votorantim em Xambioá, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA levou uma comitiva de 15 empresários locais para visitar a unidade e conhecer as fases de produção. Junto com 11 comerciantes de Xambioá – 22 empresas no total – o grupo conheceu a jazida de calcário dentro da área da fábrica e acompanhou cada uma das etapas de trituração, refino e mistura dos componentes até o ensacamento e encaminhamento para o mercado.

O presidente da associação, Manoel de Assis, lembra que uma fábrica do porte da Votorantim sempre precisa de produtos e serviços para abastecer os departamentos da unidade e o processo de produção. A união dos empresários de Araguaína e Xambioá neste cenário é fundamental tanto para prover as necessidades da fábrica quanto para garantir o aprimoramento e crescimento do comércio local. “Esta é uma oportunidade sem precedentes para nossa região. Ao organizarmos nossas empresas para atender às exigências da Votorantim, estaremos preparados para fornecer para qualquer outra situação, envolvendo entidades públicas ou particulares”, afirmou Manoel.

Contudo, apesar das oportunidades, o presidente enfatizou um pedido especial para os representantes da fábrica com relação às compras corporativas, realizadas pela matriz junto às indústrias. “Precisamos que estas aquisições sejam descentralizadas, senão poderá ficar a impressão de que somente as compras emergenciais são feitas no comércio local. Temos plena capacidade de oferecer os mesmo produtos e muitas vezes com o preço mais em conta, pois o frete dos grandes centros até aqui encarece a mercadoria comprada na indústria”, explica o presidente.

Rodada de negócios

Após a visita às dependências da fábrica, os empresários participaram de uma explanação sobre as atividades do Grupo Votorantim em todo o mundo e conheceram o case de sucesso da empresa TGL (Transportadora Giacchero), que presta serviço de transportes à Votorantim desde 2009 e que também demanda serviços e produtos do comércio regional.

O encontro foi mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores promovido pela DVF Consultoria. O intuito é preparar as empresas para anteder as necessidades da Votorantim e de outras empresas prestadores de serviço para a fábrica.

“Queremos comprar no comércio local. Até poderíamos buscar nossos produtos nos grandes centros produtores, mas nossa ideia é fomentar o desenvolvimento regional, nossa missão aqui é mais que produzir cimento, é proporcionar algo de bom para Xambioá e região”, pontuou o gerente geral de fábrica, Rodrigo Duarte.

No dia 26 de junho, empresários araguainenses e xambioaenses participaram da primeira rodada de negócios junto ao departamento de compras da Votorantim para conhecerem todas as etapas de cadastro, avaliação e o efetivo fornecimento de serviços e produtos. Um segundo encontro está previsto para o mês de outubro.

O empresário Estevão Santos, do ramo de peças e maquinários de Araguaína, disse estar empolgado com as oportunidades que a Votorantim está oferecendo. “Vários produtos que eles necessitam eu comercializo na loja. É bom saber que temos um mercado a mais com este potencial aqui perto da gente”, contou satisfeito.

Estrutura

A unidade da Votorantim Cimentos de Xambioá iniciou sua operação no final de 2009. Neste ano, a fábrica passou por uma ampliação e duplicou sua produção, de 500 mil toneladas para 1 milhão de toneladas por ano.

Atualmente, de 20% a 25% da produção é destinada para a construção Usina de Belo Monte, no Pará; de 50% a 55% segue para o Pará (Cimento Poty) e o restante vai para o mercado tocantinense (Cimento Tocantins). A fábrica conta com 190 colaboradores diretos e outros 150 das empresas prestadoras de serviços.