A comunidade Krahô-Kanela e os Krahô de Manoel Alves Pequeno e da Aldeia Nova receberam uma visita técnica como parte do Projeto de Revitalização da Língua e da Cultural Krahô-Kanela. O objetivo do projeto é promover uma troca recíproca da bagagem cultural dos dois povos. O encontro aconteceu no período de 25 a 29 de agosto, na aldeia Lankrare dos Krahô-Kanela, em Lagoa da Confusão.

Foram realizadas oficinas de língua materna Krahô, cantigas e danças para familiarizar a comunidade com as ações da Escola Indígena Wyapri, localizada na aldeira Lakraré, e que almeja introduzir a língua materna Krahô para seu povo que passou por anos por um processo de perda de sua identidade cultural. Também foram realizadas pescarias nos rios e oficinas de pinturas corporais ministradas pelos próprios Krahô.

"A recepção foi bastante produtiva. Foi um momento de muita alegria e satisfação. Eles conversaram bastante e trocaram muito conhecimento", disse o professor Francisco Edviges, coordenador do projeto. 

Os principais líderes da comunidade Krahô-Kanela, os povos da aldeia Manoel Alves Pequeno, Aldeia Nova, coordenadores do projeto, além de representantes de órgãos parceiros como Funai e Seduc, e George França, Pró-Reitor da Pró-reitoria de Extensão e Cultura - Proex da UFT, se reuniram no dia 26 para apresentar e informar sobre o Projeto de Extensão.

O projeto foi aprovado no ano passado e teve início esse ano, com visitas esporádicas nas aldeias alcançadas pela iniciativa. Criado para servir a comunidade Krahô e Krahô-Kanela a longo prazo, não há data para acabar, tendo já uma nova visita técnica agendada entre os dias 17 e 21 de Novembro na Aldeia Manoel Alves.