Fernando Almeida
Primeira pesquisa IBOPE para governo e senado no Tocantins, divulgada pelo Jornal Anhangeura 2ª Edição, nesta quinta-feira, 11, mostra Marcelo Miranda (PMDB) na frente com 48% das intenções de votos. O candidato governista Sandoval Cardoso (SD) aparece em segundo lugar com 33%) da preferência do eleitor. O terceiro colocado Ataídes Oliveira (PROS) teve 2%. Eula Angelin (PSOL), Luís Cláudio (PRTB) e Carlos Potengy (PCB) aparecem com menos de 1 %). Brancos e nulos representam 6% e 10% estão indecisos ou não opinaram.
Senado
Segundo a TV Anhanguera, na simulação para o Senado, Kátia Abreu (PMDB) lidera com 41%, Eduardo Gomes (SD), o segundo colocado tem 22 % e Sargento Aragão (PROS) 10%. Os outros, Ceiça Oliveira do PCB Elvio Quirino (PSOL) Joel Matos aparecem três tem 1% cada. Brancos e nulos somam 9%. Indecisos são 15 %.
A Pesquisa
O IBOPE ouviu 812 eleitores entre os dias 6 e 10 de setembro no Tocantins. A pesquis foi encomendada pela TV Ananhanguera, custou R$ 54.322,80 e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo-TO-00025/2014. A margem de erro é de é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos.
Comparações
Esta foi a primeira pesquisa para o governo após o início do horário eleitoral. Marcelo Miranda lidera nas duas pesquisas já divulgada. Na Vox Populi (15/08) ele tinha 52% das intenções de votos e na Pesquisa Serpes ( 17/08) oscilou para mais, 52,7% pontos. Já na IBOPE, ele apresenta queda de 4%., aparecendo com 48%.
Nos dois levantamentos, Sandoval Cardoso ocupou a segunda posição na preferência do eleitor e com uma diferença média de 30 pontos. Na pesquisa Vox Populi Sandoval tinha 22% e na Serpes caiu para 20,1%. Porém, na IBOPE ele subiu 13 pontos e chegou a 33%.
Ataídes Oliveira (PROS) aparecia com 2% no levantamento do Vox Populi e subiu para 2,2%, segundo o Serpes. Já na pesquisa IBOPE, Oliveira continua com 2%.