Em sessão solene realizada no último dia 12 de setembro, na Fundação Casa da Cultura de Marabá (PA), a Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense (ALSSP), comemorou os seis anos de sua fundação, empossou seus novos integrantes e promoveu lançamento de livros.

Do Tocantins, tomaram posse no quadro de Membros Correspondentes da ALSSP, o escritor e jornalista Antônio Oliveira, de Palmas; o médio e escritor Odir Rocha, presidente da Academia Palmense de Letras, além do poeta, jornalista e roteirista Zacarias Martins, de Gurupi e do escritor Aldenor Alves Bandeira, de Tocantinópolis.

O presidente da ALSSP, Eduardo Castro de Aquino Lima destacou que o ingresso dos intelectuais tocantinenses na instituição vai intensificar um proveitoso intercâmbio cultural entre o sul do Pará e o Tocantins, facilitando, sobremaneira, a difusão  de obras literárias de autores de  ambos Estados, ao mesmo tempo que viabilizará projetos  de incentivo  à leitura e a produção literária de forma mais abrangente.

Biblioteca

A comitiva de autores tocantinenses também visitou a Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, sendo recebida pelo Diretor de Cultura do município,  Genival Crescêncio e pelo coordenador da Biblioteca, o  poeta e ativista cultural Airton Souza, titular da Academia  de Letras do Sul e Sudeste Paraense. Na oportunidade os autores tocantinenses fizeram doação de suas obras para enriquecer ainda mais o acervo literário daquela instituição.