O ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) continua liderando as intenções de voto da corrida rumo ao Palácio Araguaia, seguido do governador Sandoval Cardoso (SD). O peemedebista tem agora 48,4% contra 34,1% do candidato à reeleição. É o que indica a segunda amostra da pesquisa Serpes encomendada pelo Jornal do Tocantins. Com margem de erro de 3,46 pontos para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%, o levantamento ouviu 801 eleitores de sete regiões do Estado, entre os dias 11 e 16 deste mês.

Com 2,5%, o senador Ataídes Oliveira (PROS) aparece em terceiro lugar, ao passo que a advogada Eula Angelim (PSOL) e o bancário Carlos Potengy (PCB) obtiveram, respectivamente, 0,4% e 0,1%. A pesquisa apontou ainda que 10% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar, 1,4% deles afirmam que não irão votar e 3,1% pretendem anular o voto. O nome do advogado Luís Cláudio (PRTB) não consta nessa sondagem em virtude de sua candidatura estar indeferida, como consta no sistema DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já o candidato do PSOL na amostra anterior era Joaquim Rocha, substituído por Eula após ter registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Evolução

Comparando o desempenho dos três primeiros colocados em relação à primeira pesquisa Serpes/JTO, divulgada no dia 17 de agosto, Marcelo Miranda, da coligação A experiência faz a mudança, caiu 4,3 pontos percentuais. Sandoval Cardoso, da “A mudança que a gente vê”, subiu 14 pontos percentuais. Já Ataídes Oliveira, da Reage Tocantins, oscilou positivamente 0,3 ponto percentual.

A consulta revela ainda que o número de indecisos caiu 8,4 pontos, o mesmo ocorrendo com os entrevistados que disseram não querer votar (0,2 ponto) e entre aqueles propensos a anular o voto (1,3 ponto).

Rejeição

Em um cenário de crescimento da rejeição entre todos os candidatos, a pesquisa revela alteração de posições entre os dois candidatos mais rejeitados, embora a diferença entre eles permaneça dentro da margem de erro. O posto agora cabe a Marcelo Miranda com 23%, que era segundo na rodada anterior com 11%. Líder na primeira com 13,7%, Sandoval tem agora a rejeição de 21,2%. Na sequência aparecem Eula com 9,9%, Ataídes com 9,7% (tinha 5,9%) e Potengy com 9,1% (tinha 4,5%).

Nesse quesito, o percentual dos que não rejeitam ninguém é de 44,7% (queda de 18 pontos) e o dos que não sabem caiu de 6,2% para 2,4%.

Senado

Candidata à reeleição, Kátia Abreu (PMDB) segue em primeiro lugar na corrida ao Senado, agora com 48,8% das intenções de voto. O segundo lugar também continua com o deputado federal licenciado Eduardo Gomes(SD), que chegou a 19,1%, seguido do deputado estadual Sargento Aragão (PROS), 7,6%. Ceiça (PCB) e Elvio Quirino (PSOL) obtiveram 0,7% e 0,5%, respectivamente. Já os indecisos somam 17,5%; os que não votariam, 1,5%; e os que anulariam o voto, 4,2%.

Em relação a amostra anterior, os dois primeiros colocados oscilaram positivamente - Kátia (2,9 pontos - dentro da margem de erro) e Gomes (4,5 pontos). Aragão oscilou para baixo (1,9 ponto), assim como o percentual de indecisos (5,2 pontos), dos que anulariam o voto (0,8 pontos). Já o percentual dos que não votariam subiu 0,5 ponto. O candidato Joel Matos (PRTB) não consta nesta rodada em razão de seu registro constar como indeferido no TSE.