Os consumidores de Araguaína superaram as expectativas e compareceram em peso no comércio nos dias que antecederam o Dia das Crianças, aumentando as vendas em relação ao ano passado. Entre os lojistas, é unânime que a movimentação durante o sábado à tarde foi decisiva para este crescimento.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Manoel de Assis Silva, vê com satisfação o preparo dos comerciantes para a data e a resposta dos consumidores. A autorização para abertura do comércio nas tardes de sábado é uma conquista da entidade em prol da economia do município. “Antes, tínhamos que ter várias negociações com o poder público para obter a autorização. Era ruim para o comerciante e também para o consumidor que trabalha a semana toda e não tem tempo de ir às compras”, comenta Manoel.

Em novembro do ano passado, a Câmara de Vereadores atendeu à solicitação da ACIARA e aprovou por unanimidade a alteração dos artigos 201 e 202 da Lei Municipal 1778/97, promovendo mudanças no horário de funcionamento das empresas nos sábados que antecedem as datas comemorativas.

Resultados positivos

A empresária Gislene Maria Zucolotto Silva, dona de uma loja de utilidades, investiu em atrativos para as crianças como distribuição de pipoca e balas e se surpreendeu com o sábado à tarde. “Foi o período mais movimentado. Acreditamos que foi porque a maioria dos consumidores já tinham saído do trabalho e tiveram esse tempo a mais para comprar”, conta Gislene. Ela calcula um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano passado e já começa a planejar os novos investimentos para 2015.

Juciana Carlos Diniz, também proprietária de uma loja de utilidades, concorda com Gislene. “O sábado à tarde fez toda a diferença no nosso faturamento. Conseguimos dobrar a movimentação dos outros dias”. A loja apostou no mix de produtos, linhas com qualidade diferenciada e promoções. “Investimos também em mídia e nas redes sociais para alcançarmos quase 15% de aumento nas vendas”, comenta Juciana.

Já segundo Priscila Chaves de Sousa, gerente de uma loja especializada em artigos infantis, para conquistar os 30% de aumento nas vendas a estratégia foi o parcelamento. “Temos uma preocupação grande com as novidades e aumento na oferta de produtos. Mas para isso também esticamos os prazos para que pudesse caber no orçamento das famílias”. E os números foram possíveis também graças à movimentação do sábado. “Foi o dia mais cheio aqui na loja”, conclui Priscila.