Militares do Corpo de Bombeiros concluíram na última sexta-feira, 17, o curso de Formação Técnica de Bombeiro de Aeródromo – FTBA. O treinamento, oferecido pela Infraero, teve como objetivo aprimorar a formação em atividades operacionais específicas de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeródromos. A cerimônia aconteceu no auditório da Infraero no aeroporto de Palmas.

Conforme o Corpo de Bombeiros, ao todo 80 militares, divididos em duas turmas, estão realizando o curso. Na formatura da primeira turma, com 43 bombeiros, o representante do Corpo de Bombeiros, Major José Filho, falou da importância desse treinamento para atividade de bombeiro. “Vocês vão precisar desse conhecimento para desenvolver essas atividades não só no aeródromo, mas também, na rua, nos incêndios e nos salvamentos”, disse. A segunda turma deve concluir o curso até o final de outubro.

Durante a solenidade de formatura da primeira turma, o superintendente da Infraero Afranio Mar destacou “A princípio eu diria que a coisa mais importante do curso é a parceria entre a Infraero e o Corpo Bombeiros. E essa parceria, que vem dando certo, não pode parar por aqui”, destacou , durante a solenidade. Esta é a segunda vez que este curso é oferecido para os bombeiros, o primeiro FTBA foi realizado em 2012.

Todos os bombeiros da primeira turma receberam certificado de conclusão, porém, os soldados Jalisson Magalhães Santiago; Paulo Lima de Sousa e José Antonio Lima Barbosa foram homenageados pelo ótimo desempenho durante todo o curso, respectivamente como terceiro, segundo e primeiro colocados.  

O primeiro colocado soldado Barbosa explicou que “O FTBA ampliou o que a gente já tinha visto durante o nosso curso de formação, e agregou novos conhecimentos como a parte de aeródromo, que a gente não tinha conhecimento de como funcionava um aeroporto, a logística que há por traz do resgate em acidente em aeródromo”.

O curso

Os alunos realizaram durante 40 dias os cursos de Carga Contra Incêndio – CCI e Formação Técnica de Bombeiro de Aeródromo – FTBA. A carga horária total dos cursos é de 197 horas/aula divido em parte teórica e prática.

Os alunos aprenderam a diferenciar combate a incêndio em situações urbanas e na aviação; táticas de contra incêndio; táticas de aproximação do fogo, de resgate das vítimas, dos primeiros socorros e transporte dos acidentados.

Aula prática

Na quinta-feira, 16, os alunos da primeira realizaram uma aula prática de combate a incêndio. Numa área de treinamento da Infraero foi projetado um espaço divido em quadrantes para simular a divisão (asas e cabine) de uma aeronave. O objetivo da aula era aplicar técnicas para a retirada de passageiros.  Durante o treinamento eles deveriam abrir um corredor livre entre as  chamas, que podem chegar 800°C, para uma equipe de resgate passar para retirar as “vítimas” da aeronave.

“A gente afere toda a parte teórica que foi passada na prática com eles agora, nessa aula, para verificar se o pessoal absorveu a teoria e se estão aplicando os parâmetros que foram passados”, explica um dos instrutores do curso, Papillon Melo, que trabalha no RH da Infraero e é bombeiro civil.

A turma foi divida em quatro grupos que durante o dia de aula se revezaram entre equipe de combate e de resgate. “Quando sobe a fumaça, você protege, faz o escudo de água e confia na equipe, que com certeza vai dar certo, porque cada um sabe o que cada um vai fazer. E não tem como recuar”, explica o soldado Raimundo Costa após realizar o treinamento.