Há três dias máquinas e caminhões da Tocantins Construtora, empresa que presta serviços à Prefeitura de Araguaína, estão interditando a saída da garagem da Secretaria de Infraestrutura por falta de pagamento.

Desde a última terça-feira, 28, funcionários da empresa aguardam um posicionamento do prefeito Ronaldo Dimas sobre o pagamento. O atraso já chega a seis meses. Uma retroescavadeira foi colocada em frente ao gabinete do prefeito, na Avenida José de Brito, e uma empilhadeira na calçada da Cônego João Lima. Nas faixas, os trabalhadores fazem um apelo: “Prefeito, por favor, nos pague”.

Hoje, quinta-feira, 30, o AF Notícias falou novamente com o representante da empresa para saber o andamento das negociações, mas as respostas não são nada animadoras. Segundo Tarles Junqueira Caleman, dono da empresa, até agora o prefeito não deu nenhum sinal de que pretende pagar a dívida.  “Na segunda-feira já fechamos a segunda folha de pagamento em atraso dos funcionários e não sei o que fazer”, disse.

Pagamento só em 2015

Tarles relatou ainda há um mês vem tentando negociar a dívida com o Município, mas teria sido informado que pagamento só em 2015.  “A situação é assustadora e já virou uma bola de neve. Eu vinha pagando os funcionários com o dinheiro da empresa, mas agora não temos como pagar, porque não recebemos da prefeitura há 6 meses. Além disso, o prefeito disse que só vai pagar o que deve no ano que vem, provavelmente em fevereiro”, afirmou. Tarles, acrescentando ainda que o prefeito Dimas teria dito que o Município tem outras prioridades. “Estou quebrado, tenho 36 pais de famílias endividados, passando necessidade, e o prefeito vem me dizer que tem outras prioridades”, desabafou Tarles.

Clima mais tenso

Segundo Tarles, o clima da manifestação teria ficado mais tenso ontem, quando  a prefeitura tentou tirar  à força  as máquinas  e caminhões de frente da Secretaria da Infraestrutura.  “O secretário da Infraestrutura e o presidente da Agência de Trânsito chamaram até a polícia para retirar as máquinas, mas como não tinham ordem judicial a PM não fez nada. Eles foram atrás de guinchos para rebocar os caminhões, mas não conseguiram nenhum”, declarou.

O proprietário da empresa afirmou que as máquinas e caminhões vão continuar em frente à secretaria até que haja uma solução por parte da Prefeitura. O Município deve entrar com uma ação judicial para retirar as máquinas.

Justiça é acionada

Segundo um dos funcionários da empresa, um caminhão com a faixa "só queremos receber" foi colocado em frente ao Fórum para sensibilizar o Judiciário. "O Secretário pediu uma liminar para autorizar a remoção dos equipamentos", disse.

Tocantins Construtora

 

A empresa é prestadora de serviços para o município. Recentemente, concluiu uma estrada vicinal no Assentamento Paraíso, próximo ao Garimpinho, e está executando o projeto de acessibilidade nas calçadas da Avenida Cônego João Lima, mas ainda, segundo eles, não teria recebido nenhum pagamento da prefeitura de Araguaína. O dinheiro destinado à recuperação da estrada seria recurso federal, segundo informações dos funcionários. A empresa aluga também caminhões, tratores, rolo compactador, patrol, retroescavadeira e caçambas à Prefeitura.

Leia +

Máquinas são estacionas em frente ao Gabinete do prefeito e na Sec. de Infraestrutura para cobrar pagamento