O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta quarta-feira, 5, o requerimento em regime de urgência do deputado Marcello Lelis (PV) que solicita ao governador do Estado, Sandoval Cardoso (SD), maior agilidade no processo de transição de governo. "Pedimos que o processo se inicie em respeito à vontade soberana do povo tocantinense nas eleições de 2014", afirmou Lélis.
O governador eleito Marcelo Miranda (PMDB) protocolou no Palácio Araguaia ofício requerendo informações e a colaboração do governo do Estado para a transição. No mesmo documento, ele indicou o aliado e ex-secretário de Segurança Pública Herbert Buti para coordenar o trabalho de transição. à imprensa, Sandoval anunciou que só irá disponibilizar equipe e informações depois que Marcelo for diplomado, no dia 19 de dezembro.
O deputado Marcelo Lélis justificou sua solicitação ao destacar a necessidade de celeridade na implantação de novas políticas públicas. “Apresentei esse requerimento porque considero importante e urgente essa transição. Temos urgência em conhecer a real situação administrativa do Estado para planejar e propor a melhor forma para a implantação de políticas públicas para atender o povo tocantinense”, enfatizou.
No último dia 31, o deputado estadual Iderval Silva (SD) afirmou que não há pressa para transição entre o governo atual e o eleito. “O governo não pode parar para o Estado fazer transição. Em 15 dias se faz isso não precisa começar agora, até porque o próximo governo não vai consertar nada na atual gestão”, afirmou.