Fernando Almeida

Araguaína (TO) saiu na mídia nacional nesta terça-feira, 25, mas como na maioria das vezes, de forma negativa. O Jornal Nacional, da Rede Globo, mostrou o drama de pacientes que lutam contra o câncer no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e a longa espera pela radioterapia, pois a máquina está quebrada há duas semanas.

O JN mostrou a batalha da Doralice Costa Cavalcante que luta contra o câncer e da radioterapia. "É um tratamento que você estava dando andamento, esperança. Às vezes, de ficar boa, e paralisa e você não sabe como é o estado que você tá por dentro”, disse a paciente. 

Outra paciente mostrada na reportagem é Celeste Arraes de Araújo. Ela precisa de 30 sessões de radioterapia para tratar um câncer de colo do útero, mas ainda não fez nenhuma. "A cada momento o estágio dela pode passar para o outro, para o outro, até não ter mais jeito. É complicado, muito difícil, angustiante", relatou ao JN. 

Ação contra o Estado

No último dia 20, o Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública Estadual (DPE) ajuizaram Ação Civil Pública contra o Governo do Estado para que, no prazo de 60 dias, atenda todos os pacientes com câncer. Na ACP, há o pedido de multa no valor de 10 mil reais por dia, para cada paciente que não for atendido.

Resposta da Sesau

O equipamento é o único do estado, já quebrou 5 vezes este ano, e não tem previsão de voltar a funcionar.  Em nota, a Sesau informou que o equipamento do HRA “ atualmente está em manutenção, aguardando uma peça importada que já foi solicitada pela empresa responsável pela manutenção”. Porém, não deu previsão do retorno do serviço.

Ainda explicou que o Estado já comprou um novo equipamento que será instalado em Araguaína, que já se encontra no porto de Espírito Santo aguardando liberação alfandegária. Com este, a previsão é que o Estado tenha três (03) equipamentos de radioterapia, atendendo nas duas grandes macrorregiões do Estado – região central e sul (Palmas) e região norte (Araguaína).

Saiba +

Aparelho de radioterapia quebrado deixa 75 pacientes sem tratamento no HRA; MPE ajuíza ACP

Caos da saúde tira mais um secretário; Sesau já foi comandada por sete pessoas