Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Reeleito para presidência da Câmara Municipal de Araguaína na tarde desta quarta-feira, 10, o vereador Marcus Marcelo (PR) concedeu entrevista ao AN.  Marcelo falou sobre a vitória em meio ao crescimento da oposição, afirmou que sua gestão foi aberta a todas as demandas da sociedade, mas pontuou que há  pseudos líderes querendo tirar proveito político em muitas ocasiões. Também garantiu que vai informatizar todos os departamentos da Casa de Leis e implantará uma Rádio online para transmitir as sessões ao vivo.

Reeleição x crescimento da oposição

-Vejo da melhor maneira possível. Acho que aqui é uma Casa de debates, discussões e de divergências também. Então aqui a gente discute problemas da sociedade araguainense. O que não pode deixar de ter também influência política em cada parlamentar que aqui está. Então eu respeito os cinco votos contrários, é natural.  Eu vejo que em todo processo onde tem pessoas discutindo alguma matéria, vai ter alguém a favor ou alguém contra. É difícil você ter de fato uma unanimidade, por exemplo, como houve na minha primeira eleição. Nessa, nós fomos reeleitos com 12 votos, teve cinco contrários. E cabe a mim respeitar ao posicionamento de cada um.

Diálogo entre a Câmara e a sociedade araguainense

-Na minha visão, a gestão mais aberta é essa. Aqui não tem uma demanda que chegou nessa casa, que não foi recebida, que a gente constituiu a comissão para discutir ou debater, seja qual for o assunto. Agora, nós precisamos entender, mais uma vez vou falar, que existe questões políticas envolvidas. E existe interesses também. Então vamos estar aí numa disputa eleitoral do município. Pessoas (...) pseudos líderes, (que se dizem) representantes da população, são candidatos a vereadores e querem estar aqui nessa Casa de Leis querendo representar a população. E é legitimo, têm o direito de estar. Eles utilizam as vezes de artifícios, de questões que são abordadas, que não reflete a realidade da Casa.  A Casa está aberta. O que é discutido aqui a imprensa tem acompanhado, tem divulgado.

Gestão passada e novo mandato na presidência 

-Eu tenho feito uma gestão aberta. Então, como sempre, chamado todos os pares que estão envolvidos na gestão da Casa.  Você viu que coloquei com muita clareza. Não fiz uma gestão de imposição. Fiz uma gestão ouvindo os colegas. E num processo democrático onde surgiu dois ou três candidatos, é natural que haja críticas.  O cara é candidato e tá concorrendo na eleição.  Então avaliar tudo isso aí da melhor maneira possível, tentar melhorar. Existe pontos positivos e pode existir pontos negativos. A gente tá aqui para melhorar a cada dia, da melhor maneira possível dar a nossa contribuição a essa Casa, a cidade de Araguaína.

Modernização da Câmara

-A gente hoje tá na era da informática. Os vereadores entendem que precisa informatizar todo o processo de secretaria, administrativo da Casa, via gabinete, acabar com pauta xerocada. E eu entendo que nós temos que avançar. Agora tudo isso tem um custo, então a gente precisa ter a maturidade que aquilo que nós vamos investir da melhor maneira para que também não haja questionamento.

Rádio online para transmitir as sessões ao vivo

-Nós vamos ter um avanço agora.  Um avanço muito grande, porque já foi licitado e (em breve) vai tá funcionando, através do site da Câmara a Rádio para as pessoas de casa, de onde estiver no Mundo, vai poder acompanhar o áudio da sessão, ao vivo. Isso é um grande ganho para a transparência.  Então muitas vezes eu entendo que as pessoas que trabalham  (no horário) e não têm oportunidade de sair do seu trabalho e vir acompanhar uma sessão na Câmara. Mas ele agora vai ter oportunidade, na casa dele, no trabalho dele, onde estiver, acessando o site, a internet, de ouvir o que está sendo debatido aqui nessa Casa (Câmara). Já foi licitado, tem o processo de licitação, um trâmite que corre normal. (...) Acredito que logo nos próximos meses a gente estará com essa Rádio funcionando no site da Casa.

Custo

Obs: O novo sistema de áudio da Câmara e a implantação da rádio, incluindo os equipamentos específicos de áudio, vai custar em média R$ 100 mil.