Arnaldo Filho
Portal AF Notícias

Entre as cinco melhores escolas de Araguaína (TO) com pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013), quatro são privadas e uma federal. Ainda, os estudantes das quatro instituições privadas possuem nível socioeconômico “alto” ou “muito alto”. As notas foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (22).

No total, 14.715 escolas no Brasil tiveram suas notas inseridas no sistema de consulta. No entanto, para ter a nota divulgada a escola precisava ter ao menos dez alunos concluintes do ensino médio matriculados e 50% participando do Enem.

Os padrões socioeconômicos dos estudantes foram divididos em sete faixas: Muito Alto, Alto, Médio Alto, Médio, Médio Baixo, Baixo e Muito Baixo.

Apenas seis escolas de Araguaína obtiveram nota superior a 500 pontos, sendo que cinco são instituições privadas. Outras 11 escolas, sendo 10 públicas estaduais, tiveram notas menor que 500 pontos.

As cinco melhores

Mais uma vez o Colégio Santa Cruz ficou em 1º lugar em Araguaína com nota objetiva de 573,3 pontos. O nível socioeconômico dos estudantes da instituição é considerado “muito alto”. Em segundo lugar ficou o Colégio Nerds com nota 558,1 pontos e padrão socioeconômico “alto”.

Já em terceiro lugar ficou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins com pontuação de 548,7 com padrão socioeconômico “médio alto”. Em quarto e quinto lugar estão, respectivamente, o Educandário Objetivo, 530,7 pontos, e o Colégio Unipositivo, com 523 pontos. Ambas possuem padrão socioeconômico “alto”.

Públicas

Entre as instituições públicas estaduais, o Centro de Ensino Médio Paulo Freire obteve novamente a melhor pontuação com 486,7 pontos, seguido do Colégio Pré-Universitário, 485,9 pontos.  Em 3º lugar ficou o Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida, com 480,2 pontos. Todas as três possuem nível socioeconomico "médio".

Piores

Entre os três piores colégios com desempenho em Araguaína estão o Colégio Estadual Henrique Costa Amorim (432,6 pontos), o Colégio de Aplicação (436,4 pontos) e o Centro de Ensino Médio Castelo Branco (448,8 pontos). As três possuem padrão socioeconômico "médio baixo". 

A melhor do Tocantins

A escola com a média geral mais alta do Tocantins no Enem 2013 foi o Colégio Dom Bosco Ensino Médio Integral e Curso Ltda, de Palmas, que ficou com a média de 664,87. A instituição foi classificada com nível socioeconêomico alto e foi a única do estado a entrar para as 100 escolas com as maiores médias do país, em 80º lugar.

Desempenho em Araguaína