pm6Pela primeira vez em quarenta e cinco anos de existência, o 2º Batalhão da Polícia Militar de Araguaína será comandado por uma mulher. A Tenente Coronel Patrícia Murussi Leite será a 33ª comandante do Batalhão Araguaia e substituirá o Tenente Coronel Silva Neto.  Mesmo sem aprovação da população, a troca de comando está marcada para esta quarta-feira (14). Terá ainda a presença do governador Marcelo Miranda, que virá pela primeira vez a Araguaína depois de eleito.

A substituição do Comandante Silva Neto não agradou aos araguainenes, que sentiu por mais de um ano uma sensação de segurança na cidade, mesmo em meio a uma série de dificuldades. O anúncio no início do mês janeiro de que Silva Neto seria substituído causou insatisfação nas redes sociais. "Araguainenses estão ferrados a mercê da sorte. Porque o governo não quer saber da segurança pública, quer saber é das indicações políticas" desabafou Ivaneide Sousa na página do AN.

A ONG S.O.S Liberdade coletou mais de 2 mil assinaturas pedindo a permanência de Silva Neto para ser entregue ao governador Marcelo Miranda. Apesar do apelo popular, o Miranda não atendeu ao pedido e estará pessoalmente na cerimônia.

De férias em sua cidade natal (Maceió) e em luto pela morte de seu pai, Silva Neto não poderá participar da solenidade da troca de comando. Segundo a portaria de transferência, ele vai para o comando geral de Palmas, mas nenhuma função foi designada até o momento.

O Batalhão Araguaia foi criado em meados dos anos 70, quando Araguaína pertencia ao então Norte de Goiás. Com a criação do Estado, deixou de ser 3º Batalhão de Goiás passando a ser chamado de 2º Batalhão da PM. O primeiro comandante foi Benedito de Sousa Lima. Desde então, 32 homens já ocuparam a liderança da segunda maior tropa do estado.