Fernando Almeida

Duas tentativas de rebelião foram registradas nesta quinta-feira, 26, no presídio Barra da Grota em Araguaína (TO). Segundo apurado pelo AN, detentos que participaram do motim promoveram quebradeira, houve intervenção policial e uso de bala de borracha para controlar a situação.

O primeiro motim ocorreu no período da tarde.  Segundo uma fonte, um preso que foi atendido na enfermaria do presídio conseguiu voltar para a cela com um litro de álcool. E após consumi-lo, começou o tumulto juntamente com outro detentos, cerca de 11. A Polícia Civil, mesmo de greve, adentou ao presídio para controlar o motim. Na tentativa de manter o controle, um dos presos teria tentado agredir o diretor do presidio. Houve repressão com tiros, e um detento foi atingido no rosto com uma bala de borracha e quebrou o maxilar. Ele já passou por cirurgia no HRA.

Já a segunda tentativa de rebelião começou por volta das 19h00 e foi controlado perto da meia noite. As informações apuradas pelo AN dão conta de que cerca de 20 presos da área do “Seguro”, onde fica os que cumprem medidas disciplinares, participaram do motim.  Lâmpadas, refletores e câmeras de segurança do referido local foram quebradas e danificadas, segundo uma fonte.

O Araguaína Notícias entrou em contato com a empresa Umanizzare, responsável pelo presídio Barra da Grota. Mas até o fechamento desta matéria, não obteve o retorno.

Histórico

Em novembro de 2014 cerca de 280 detentos de dois pavilhões do presídio Barra da Grota em Araguaína iniciaram uma rebelião. Mas foi controlada pela PM.  Outras tentativas também já foram registradas. Nesta segunda-feira, 23, a Polícia descobriu que presos haviam escavado um túnel para tentar fugir.

Polícia Civil adentra no presídio para controlar a situação. Foto: Cedida ao Araguaína Notícias