
Depois de mais de 20 dias de disputas esportivas, atrações musicais e aulões de ritmos, o Festival de Verão da Prainha da Via Lago, promovido pela Prefeitura de Araguaína, será oficialmente encerrado no próximo dia 31 de julho.
As finais dos campeonatos de vôlei de praia e futevôlei foram disputadas nos últimos dias 28 e 29, e as apresentações musicais seguem até esta quinta-feira.
Além da música e do esporte, a Prainha se tornou um reduto atrativo para centenas de famílias que buscaram uma programação diferente de férias no mês de julho.
Famílias aprovam o ambiente da Prainha
Quase no final do festival, o casal Edmilson Nascimento Campos e Elane Cristina Alves de Almeida Campos aproveitou o fim de tarde para levar os filhos João Lucas, de seis anos, e Carlos Eduardo, de 13, para banhar no lago e aproveitar o clima mais fresco da beira d’água.
Com cadeiras de praia e uma caixa térmica, a família passou boas horas de descanso em plena terça-feira, já no fim das férias escolares.
“Essa foi a primeira noite que viemos na Prainha, logo no final do festival, mas achamos maravilhoso, nota mil. Tudo muito bem-organizado, tudo sob controle, estão de parabéns. Estava muito calor em casa, por isso viemos para cá banhar no lago. O clima aqui é diferente, tem até um friozinho no final da tarde, nós amamos”, disse a pedagoga Elane.
“E quando fui banhar, apareceu um monte de piabas pulando”, contou o jovem João Lucas.
Prefeito destaca importância do Lago Azul
“Foi uma enorme satisfação ver tantos araguainenses e até visitantes de outras cidades aproveitando a nossa Prainha. O cuidado com o nosso Lago Azul já vem sendo feito há muitos anos e vamos continuar firmes nessa missão. E acredito que esse foi o primeiro de muitos festivais e outros eventos que teremos para valorizar nosso cartão postal”, pontuou o prefeito Wagner Rodrigues.
Festival de Verão impulsiona vendas de ambulantes
Além do lazer para a população, o Festival de Verão foi uma oportunidade de bons negócios para 20 ambulantes que se cadastraram para comercializar comidas e bebidas para o público.
Na barraca da Jantinha da Dona Nem, a família da feirante Marinalva Duques da Silva, de 60 anos, trabalhou satisfeita durante todos os dias de programação.
“Eu achei ótimo, isso aqui é maravilhoso. É benefício para nós que trabalhamos com isso, porque ganhamos o nosso sustento daqui e as pessoas que vieram gostaram também de estar aqui junto com a gente”, conta Dona Marinalva.
A satisfação da comerciante foi tão grande que ela mesma gravou um vídeo junto aos outros ambulantes para saber o que acharam do festival.
“Todo mundo estava muito feliz, muito satisfeito e dizendo que gostaria que Araguaína tivesse sempre um lugar como esse para as pessoas se divertirem e para gerar boas vendas para os ambulantes”.
Mais de 20 atrações musicais animaram o público
Às quartas e quintas-feiras, além dos jogos, o público da Prainha pôde aproveitar mais de 20 atrações musicais de artistas locais e regionais, que levaram todos os ritmos para quem gosta de boa música: sertanejo, rock, pop, pagode, funk, reggae, piseiro, entre tantos outros.
Com apoio do Lago Center Shopping de Araguaína, as apresentações das bandas e cantores foram uma opção a mais de lazer para as famílias durante as férias de julho.
Esporte em alta: mais de 600 atletas participaram
Nos campeonatos de vôlei de areia e futevôlei, 120 equipes foram inscritas, com mais de 600 atletas participantes. A dupla Heitor Moreira Ferreira e Bruno Batista Feitosa foi a campeã da modalidade Série C.
Eles já treinam e jogam juntos há um ano e entraram na disputa para ganhar. A conquista no Festival de Verão foi a quinta consecutiva da dupla este ano.
“A gente já entrou com essa mentalidade, fizemos o nosso melhor e conseguimos sair campeões. Foi uma iniciativa muito boa da prefeitura, fico muito feliz por estarem promovendo o futevôlei, que é um dos esportes que mais crescem no país”, disse Heitor.
A adesão dos participantes nas duas modalidades surpreendeu a organização do campeonato. O diretor de Esportes da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, Marcos Figueira, ressaltou que a força do futevôlei na cidade chamou a atenção.
“A gente se surpreendeu com a adesão e dedicação das equipes. Tivemos finais do Sub-16, misto, muitos adolescentes entrando no esporte agora, então foi muito gratificante ver essa mobilização”.
Marcos também destacou a satisfação dos atletas com o campeonato. “A gente tem recebido um retorno muito bom dos participantes. Esse feedback, para a gente, é de suma importância, porque é a partir daí que vamos nos aprimorar para mais campeonatos nos próximos anos. Mas estamos muito satisfeitos com o resultado que tivemos aqui”.
Resultados das disputas esportivas
Futevôlei Iniciante
1º lugar: Vitor e Gabriel
2º lugar: Dhavy e Eduardo
3º lugar: Paulo Henrique e Vanilson
Futevôlei 2x2 Misto
1º lugar: Karen e Batata
2º lugar: Purê e Helen
3º lugar: Danilo e Cecília
Futevôlei Série C
1º lugar: Heitor e Bruninho
2º lugar: Guilherme e Lucas
3º lugar: Luís Henrique e Thiago
Futevôlei Intermediário
1º lugar: Bruninho e Tijolinho
2º lugar: Batata e Sapinho
3º lugar: Danilo e Kauãn
Vôlei de Praia 4x4 Misto Sub-16
1º lugar: Juvenil B
2º lugar: Titãs em Quadra
Vôlei de Praia 4x4 Misto Aberto
1º lugar: Lobo do Norte
2º lugar: Fosminas
Vôlei de Praia 2x2 Feminino Aberto
1º lugar: Izabela e Havila
2º lugar: Lauanny e Ana Maria
Vôlei de Praia 2x2 Masculino Aberto
1º lugar: Gabriel e Gledson
2º lugar: Davi e Arthur