Elenil da Penha (MDB) encerrou rodada de sabatina com candidatos a prefeito de Araguaína.
Foto: Divulgação/Aciara

Na noite desta sexta-feira (23), o deputado estadual, Elenil da Penha, 51 anos, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi o último candidato a Prefeito de Araguaína sabatinado pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína. O candidato chegou meia hora antes da entrevista e foi recebido pela presidente da ACIARA, Hélida Dantas e diretores.

No tema de infraestrutura, o candidato falou sobre a proposta para revitalizar o Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara). “Na condição de deputado estadual é uma obra que eu tenho trabalhado permanentemente. Já fui junto com alguns membros da Associação Comercial e de outros órgãos, junto ao governo, para que nós pudéssemos ter a melhoria e a revitalização do nosso Distrito. Saliento aqui, que tudo que o município vai fazer é garantir que nós recebamos mais empresas, mas nós vamos revitalizar. Investir, fazer um convênio com o Estado e buscar fazer aquilo que a cidade necessita e precisa para ter as nossas empresas”, ressaltou Elenil.

Na temática de empreendedorismo, Elenil da Penha defendeu a reforma do código tributário para atrair as indústrias. “Nós vamos fazer uma reforma, e isso discutindo com a população através das instituições, do código tributário. E essa reforma do código tributário, ela tem a função de desburocratizar toda a nossa vida econômica. Importante dizer que também, dentro dos limites da lei, nós vamos estabelecer as isenções necessárias, obviamente incentivos fiscais, para que as empresas, as indústrias possam se instalar. Esse é um trabalho que nós vamos, de acordo com a lei, verificar caso a caso”.

Na área da saúde, o candidato falou do projeto de valorização do sistema básico de saúde. “Valorizar o agente de endemias e o agente de saúde. O agente de endemias e o agente de saúde, por necessidade, a prefeitura tem que dar a ele o curso de técnico de enfermagem porque ele visita as casas, aborda as pessoas. Esse é o primeiro profissional de toda a cadeia da saúde. Fortalecer, ampliando o programa de saúde da família”, ressaltou Elenil, que também reafirmou que as duas UPAS funcionarão no seu governo.

No fim da sabatina, o candidato avaliou a iniciativa da Aciara em promover um espaço para os eleitores conhecerem melhor as propostas “É uma oportunidade que o candidato tem de dialogar, de ver nas perguntas o que a Aciara também pensa, de ver a reação do empresário depois que termina a fala. É um processo democrático, de forma equilibrada. Aqui não há nenhuma indicação política, mas um direcionamento de políticas públicas. Eu considerei muito importante e cumprimento a Aciara, a todos os profissionais da Associação Comercial e Industrial e os empresários”, falou Elenil da Penha.

Para a Diretora da Mulher Empreendedora da ACIARA, Antônia Lopes, o resultado das sabatinas foi positivo. “Tivemos uma grande oportunidade em conhecer os candidatos, quem está melhor preparado. Percebemos também que houve muitos compartilhamentos das redes sociais, o que mostra que o eleitor está bastante atento em conhecer o seu candidato. O formato da sabatina foi interessante porque os candidatos, através da perguntas, puderem expor suas propostas e os seus conhecimentos sobre a cidade”, enfatizou a diretora.

Voto Consciente

O projeto “Aciara nas eleições 2020” propõe uma reflexão aos eleitores de Araguaína sobre a importância do voto consciente como ferramenta para desenvolver a cidade e a sabatina permitiu ao cidadão conhecer os projetos e as ideias de cada candidato.

A transmissão do evento nas páginas oficiais da ACIARA teve grande participação do público. No youtube, em média, foram registradas 500 visualizações diárias, totalizando mais de 1500 visualizações nas quatro noites. O engajamento no Instagram e no facebook também foi positivo.

“Acredito que a ACIARA fez um bom trabalho pra cidade de Araguaína trazendo todos os candidatos que mostraram seus planos de governo. Quem ganha é a população de Araguaína. A gente vê que o nível dos candidatos e um nível muito bom. Araguaína cresceu muito, desenvolveu muito e Araguaína precisa de pessoas capacitadas para administrar essa cidade”, ressaltou o secretário da Diretoria Executiva, Ulysses Ayres.

Para a presidente da ACIARA, Hélida Dantas, o objetivo da sabatina foi alcançado. “Essa sabatina tem objetivo de promover a democracia porque nós demos espaço para os quatro candidatos falarem de suas propostas, responder algumas perguntas que o empresariado queria saber. Então alcançamos todos objetivos porque pudemos ouvir como os candidatos pensam e conhecer melhor seus projetos de governo.

Todos os candidatos responderam as perguntas e ficou muito claro como cada um deseja atuar. Agora cabe ao eleitor escolher com mais precisão o candidato, a partir das propostas apresentadas. Com isso, a gente contribui com o voto consciente. Cada um pode avaliar as entrevistas que estão disponíveis em nossas redes sociais. E nós tivemos uma excelente participação das redes sociais, com muitas visualizações e compartilhamentos. A gente acredita que deu uma pequena parcela de contribuição para esse momento tão importante para nossa vida que é a escolha do nosso prefeito”, avaliou a presidente.