
Com expectativa de público superior a 100 mil visitantes, mais de 100 expositores confirmados e estimativa de mais de R$ 200 milhões em movimentação financeira, a Expoara 2025 se consolida como o maior evento agropecuário do norte do Tocantins. Promovida pelo Sindicato Rural de Araguaína, a feira será realizada entre os dias 30 de maio e 08 de junho, no Parque Dair José Lourenço, reunindo tecnologia, inovações, debates estratégicos para o agro, oportunidade de realização de grandes negócios, networking e entretenimento.
Neste ano, o evento também reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao integrar cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU. A ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, será representada pelo Expoara Solidária, iniciativa que estimula a doação de 1kg de alimento não perecível como ingresso para entrada no parque de exposições. A ODS 3-Saúde e Bem-Estar será contemplada com o projeto Saúde Rural, que oferecerá atendimentos gratuitos à população. Já as ODS 8, 9 e 11 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Indústria, Inovação e Infraestrutura, serão fortalecidas por meio da geração de empregos, incentivo ao empreendedorismo e tecnologias voltadas à produção agrícola.
Debate jurídico, inovação e tecnologia
A XIX Semana Tecnológica (02 a 06 de junho), realizada em parceria com o Sebrae, trará workshops, Encontro Mulheres do Agro, palestras com foco no mercado do agronegócio e a 2ª edição do Fórum da Segurança Jurídica da Propriedade Rural, que acontece nos dias 03 e 04 de junho, na Arena do Conhecimento, reunindo especialistas e autoridades para debater o direito à terra e a regularização fundiária. Palestrantes renomados como Aldo Rebelo e Wellington Magalhães, estarão presentes no evento.
A Expoara 2025 conta ainda com o Celeiro Tech que será um ponto de encontro de mentes e ideias transformadoras, com palestras, painéis e projeções de tecnologias de ponta, voltadas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e modernização da indústria.
Leilões Expoara
Na programação, três grandes leilões acontecerão:
XXIV Leilão Integração do Nelore, com oferta de reprodutores PO de alta avaliação genética;
Leilão Tradição: De Pai pra Filho (3ª edição), que valoriza linhagens familiares consolidadas;
1º Leilão Muladeiros do Norte, com muares de genética apurada e rusticidade comprovada.
Tradição, Cultura e entretenimento para toda a família
A programação cultural conta com: o tradicional Rodeio Profissional, Provas de Laço a Pé, Pega do Garrote, Dança Country, Desfile Fashion, Cavalgada e a Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida.
A beleza e o carisma da mulher araguainense também ganham destaque no palco com o Concurso Garota Expoara 2025, uma das atrações mais esperadas do público.
Shopping Agro um centro de compras com 26 estandes com várias opções de lojas e diferentes marcas. Produtos e serviços com preços especiais.
Praça de alimentação com espaço gastronômico de destaque com opções de restaurantes e lanchonetes.
A arena de shows da Expoara 2025 receberá atrações de renome nacional, como:
Eduardo Costa
Manu Batidão
Renan & Ray
Max & Luan entre outros
Impacto para Araguaína e região
Além de fomentar o agronegócio, a Expoara exerce papel estratégico no aquecimento da economia local, gerando cerca de 2 mil empregos temporários, diretos e indiretos, e movimentando o setor hoteleiro, gastronômico e de serviços.
Para os organizadores do evento, a feira é uma vitrine da força do produtor rural.
“A Expoara é o reflexo da nossa confiança no agro. Estamos na reta final da organização desse grande evento, com o parque de exposições todo organizado. Vamos entregar uma feira ainda mais completa: com parte tecnológica, parte comercial, praça gastronômica, estrutura modernizada e shows com entrada solidaria. Então nós temos absoluta certeza que, mais uma vez, será um grande evento e que vai trazer emprego e renda para toda a nossa população, além de entretenimento e alegria. O objetivo da Expoara é fortalecer negócios e manter tradições”, afirma Wagner Borges, presidente do Sindicato Rural de Araguaína.