Este ano, apenas 45,98 % do público-alvo foi imunizado
Foto: Marcos Sandes Filho/Secom Araguaína

Dentro do cronograma do programa federal Saúde nas Escolas, a Prefeitura de Araguaína fará um mutirão de vacinação em nove unidades de ensino municipais e estaduais neste sábado, 13 de abril, das 8 às 13 horas, para crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação visa ampliar a cobertura vacinal na cidade para todas as doses disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação.

A diretora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína, Samilla Braga, lembra que a campanha começou ainda em março, percorrendo diversas creches, escolas municipais e estaduais na busca ativa pelo público-alvo das vacinas. A ação segue até o dia 19.

“Em cada unidade, as equipes de saúde da família estão desenvolvendo atividades com alunos, pais e professores com o tema da vacinação, como palestras, rodas de conversa e troca de informações, verificação de caderneta de vacinação e a aplicação das doses”, diz Samilla.

Saiba mais quais são as escolas

  • Colégio Militar do Estado do Tocantins Jorge Humberto Camargo – Setor Coimbra
  • Escola Estadual Professor Joao Alves Batista – Centro
  • Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado – Setor Nova Araguaína
  • Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes – Bairro São João
  • Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos – Setor Lago Azul
  • Escola municipal Luiz Gonzaga – Setor  Costa Esmeralda
  • Escola Municipal José Ferreira Barros – Setor Céu Azul
  • Escola Municipal William Castelo Branco Martins – Setor Sonhos Dourados
  • Escola Municipal Doutor Cesar Belmino Evangelista – Setor Tereza Hilário

Os pais ou responsáveis dos alunos devem levar o Cartão de Vacinação, Cartão SUS e o CPF para o registro das doses administradas.

Sobre o programa

O Saúde nas Escolas é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação, e coordenada pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de saúde.

O objetivo do programa é garantir a atualização da carteira de vacinação dos jovens, principalmente em relação às doses da Poliomielite inativada, Poliomielite oral, Pentavalente e Tríplice Viral para crianças de dois meses a menores de cinco anos; Febre Amarela, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica ACWY.

As escolas foram escolhidas como o centro da campanha por causa da representatividade que a Educação tem na construção de uma sociedade mais consciente, além da possibilidade de um acompanhamento mais eficaz dos vacinados e a identificação ativa daqueles que ainda não receberam imunização ou possuem esquema vacinal incompleto.