Notícias

Temporal arranca cabeça do monumento do Cristo Redentor em Xambioá

Estrutura fica na entrada da cidade de Xambioá, no norte do Tocantins. Todo o estado está sob alertas de tempestade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Cristo Redentor de Xambioá antes e depois de ser danificado por tempestade
Foto: Google Street View/Reprodução Redes Sociais

Um temporal registrado em Xambioá, no norte do Tocantins, acabou derrubando a cabeça do monumento do Cristo Redentor, que fica na entrada da cidade. O registro do dano foi feito na manhã desta quinta-feira (6) e publicado nas redes sociais.

O secretário de administração Roney Crióstomo informou que a chuva começou ainda na quarta-feira (5), acompanhada de muitos ventos, e seguiu durante a manhã desta quinta-feira. Outros monumentos foram danificados e árvores derrubadas.

"Estamos com a equipe organizando para poder revitalizar o Cristo", contou o secretário.

O monumento foi construído entre os anos 2001 e 2004. Em nota, o município informou que a gestão mobilizou equipes técnicas para avaliar os danos e adotar as medidas necessárias para a recuperação e preservação do monumento.

"O Cristo Redentor representa fé, esperança e orgulho de Xambioá e será restaurado com o respeito e zelo que merece”, diz a nota.

Estragos em outras cidades

As fortes chuvas registradas na região norte do estado vêm causando estragos em algumas cidades. Em um trecho da BR-153, entre  Araguaína e Wanderlândia, árvores caíram por causa da ventania nesta quarta-feira.

Em Palmeirante, imagens de vários locais da cidade mostram árvores e galhadas no meio de ruas e em canteiros. Casas e barracas em uma praia tiveram os telhados destruídos.

Alerta de chuvas

Dois alertas de chuvas fortes foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e estão cobrindo todo o Tocantins. Ambos valem até a manhã desta sexta-feira (7).

O primeiro, de nível amarelo, vale para a região norte, oeste e sul do estado. O segundo, de nível laranja, vale para toda região central, leste e sudeste do Tocantins. São esperados ventos de mais de 60 km/h e até 100 milímetros de chuva.

 

Alertas de chuvas intensas estão cobrindo todo o Tocantins — Foto: Reprodução/Inmet