Lixo do Hospital Regional de Araguaína sendo recolhido nesta manhã.

Funcionários do Hospital Regional de Araguaína voltaram a denunciar o descaso com a falta de coleta do lixo hospitalar. Uma montanha de sacolas se formou no local destinado ao depósito de lixo e o mal cheiro prejudica pacientes. Segundo funcionários que preferiram não se identificar, o lixo se acumula há 20 dias.

Os sacos que não cabem dentro dos tambores azuis, local correto de armazenamento, ficam amontoados do lado de fora. Os resíduos contem lixo comum e hospitalar. As condições insalubres acabam atraindo ratos e baratas.

Segundo funcionários, a montanha de lixo fica próxima as enfermarias da ortopedia e da oncologia e prejudica pacientes e servidores . "Aqui são bactérias entrando pelos dois lados, por isso alguns pacientes estão com infecção. Muitos demoram a ficar bom" disse uma funcionária.

O lixo também fica próximo a lavanderia e os servidores estão preocupados com o risco de contaminação das roupas e com a saúde das pessoas. "Vocês não tem ideia do mau cheiro dentro da lavanderia e estamos recebendo muita reclamação dos pacientes nos corredores que não tem como fugir desse mau odor" reclamou a servidora.

O acúmulo de lixo no HRA tem sido recorrente. No início do ano, o AN mostrou o mesmo problema causado pela demora na coleta de lixo. (Com informações do AF Notícias)

Resposta da Sesau

O AN questionou a Secretaria de Estado da Saúde sobre o problema e foi informado que o lixo começou a ser recolhido na manhã desta terça-feira, 20.