A França é um dos países mais fortes do karatê

A exclusão do karatê do programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi criticada por técnicos e atletas, após a modalidade ficar fora da lista de categorias esportivas adicionais. A associação mundial de karatê se declarou "profundamente entristecida" com a decisão do comitê organizador, que poderia propor convite para até cinco modalidades novas para a competição, mas preferiu indicar apenas quatro. Entre elas estão surfe, skate, escalada esportiva e breakdance, a mais surpreendente.

"Nós pensamos que tínhamos todos os requisitos e que tínhamos as condições perfeitas para sermos adicionados ao programa esportivo; no entanto, soubemos hoje que nosso sonho não se tornará realidade", comentou o presidente, Antonio Espinos, em nota publicada no site da organização. "A França é um dos países mais fortes do karatê. Nós criamos esperanças de estar em Paris em 2024 devido à força e à popularidade do nosso esporte no país-sede."

A delegação do Japão, que mais conquistou medalhas no campeonato mundial de karatê, também se mostrou surpresa com a decisão. "Esse anúncio veio antes mesmo de as pessoas verem o karatê na Olimpíada de Tóquio", disse o secretário-geral Shuji Kusaka.

A associação de karatê da Espanha, a quarta com melhor desempenho nos campeonatos mundiais (atrás do Japão, da França e do Reino Unido), também criticou a decisão. "O karatê sofreu um grande revés. A comunidade do karatê sente tristeza, frustração e, acima de tudo, impotência agora", disse em comunicado. "Estaremos em Tóquio no mais alto nível e mostraremos ao mundo que nosso esporte é tão digno quanto os outros e mostraremos ao comitê organizador de Paris 2024 como eles estão errados."

O karatê fará sua estreia olímpica nos jogos de Tóquio 2020. Outras quatro modalidades adicionais foram definidas pelo Comitê Olímpico. São elas: surfe, skate, escalada esportiva e beisebol (junto com o softbol, versão feminina do esporte). O beisebol/softbol, garantidos para o próximo ano no Japão, também ficaram de fora das Olimpíadas de Paris em 2024.

A indicação das quatro categorias convidadas para disputar as medalhas em 2014, foi elogiada pela ministra do Esporte da França, Roxana Maracineanu. "Ao propor quatro novas disciplinas espetaculares e orientadas para os jovens, os Jogos de Paris-2024 mostrarão ao mundo a face de uma França criativa, inspiradora e conectada ao seu tempo", explicou através de redes sociais.

Embora estas escolhas ainda tenham que passar pela aprovação do COI, numa reunião que deverá acontecer após a Olimpíada de Tóquio, a entidade se mostrou, de fato, aberta à modalidades que consigam atrair mais atenção dos jovens e dos torcedores, e dar uma dimensão urbana para o esporte.

Pela estratégia dos organizadores, a ideia é colocar mais modalidades que tenham ligação com as cidades-sede. No caso, a cultura do breakdancing é muito forte em Paris, da mesma forma que o karatê e o beisebol/softbol, esportes nacionais do Japão, foram indicados para Tóquio e, em seguida excluidos.