Quem vai à Bahia não pode deixar de provar a comida típica de lá.

Em tom de exaltação à cultura baiana, o compositor Ary Barroso disse, certa vez, que "no tabuleiro da baiana tem vatapá, caruru, mungunzá e umbu". O elogio à culinária baiana é bastante comum, seja na música seja na literatura nacionais. E quem vai à Bahia não pode deixar de provar a comida típica.

Mas você sabe quais são os quitutes mais típicos e quais ingredientes levam? Bem, se você vai à Bahia e quer saber um pouco mais de cada um antes de experimentar, nós reunimos algumas dicas para você!

Vatapá

Embora o vatapá seja muito tradicional na Bahia, esse prato é também encontrado em outras regiões do país, como o Amazonas e o Pará, que têm, é claro, suas peculiaridades no que tange a alguns ingredientes.

Todavia, a origem comum do vatapá é a África. Segundo os historiadores, foram os povos iorubás que trouxeram o prato para cá. Mas entre os africanos ele recebia o nome de ehba-tapá e, somente no território brasileiro, é que essa comida ganhou o nome pelo qual hoje a conhecemos.

O que é o vatapá

E já que citamos um compositor popular, vamos lembrar outro que também versou sobre a famosa culinária baiana, Dorival Caymmi. Na canção Vatapá, ele passou uma pequena receita de como fazer a iguaria. "Quem quiser vatapá/ ô/ que procure fazer/ primeiro o fubá/ depois o dendê".

Bem, com isso temos dois dos ingredientes básicos do prato. O fubá, na verdade, vem do pão e o dendê é um tipo de azeite muito popular na Bahia. Além deles, esse prato também tem camarão, amendoim, castanha de caju e leite de coco. E, claro, pimenta!

Caruru

Outro prato muito popular na Bahia, o Caruru é bastante consumido durante as festividades de São Cosme e Damião que acontece no dia 27 de setembro.

Quanto aos ingredientes, estamos diante de uma iguaria bastante rica em nutrientes. A receita precisa de quiabo, cebola, camarão seco, castanha e amendoim. O gengibre, o sal e o azeite de dendê ajudam a encorpar o sabor da iguaria.

Embora pareça um prático simples, com poucos ingredientes, dizem que o grande segredo é saber escolher um bom quiabo. Hortaliças muito pequenas e muito grandes não são apropriadas. Além disso, tem que ter uma cor bem viva.

Mungunzá ou mugunzá

O mungunzá é outro prato típico da Bahia sim, no entanto, este é mais provável que você já conheça, é a canjica. É que os baianos e os nordestinos de uma forma geral chamam o milho usado na receita de canjica. O prato, em si, leva esse nome diferentão.

E você deve lembrar os ingredientes da canjica, certo? Pois bem, eles são mantidos nas receitas nordestinas. Então, quem provar um mungunzá vai comer milho de canjica, cozido com leite de vaca e de coco a açúcar. Para dar uma equilibrada no sabor doce, a canela é essencial, assim como cravo.

Acarajé, o bolinho de feijão mais famoso do Brasil

Para quem não sabe, o famoso acarajé é um bolinho recheado. A massa, que é frita no famoso dendê, é feita de uma leguminosa muito apreciada pelos brasileiros, o feijão (fradinho).

E o recheio pode ser de vatapá, caruru, além do camarão seco. Outro acompanhamento bem comum é o vinagrete. E, para temperar, tem sempre uma pimentinha.

Acarajé quente ou frio?

Se alguém te pergunta se você quer o acarajé quente ou frio não é a temperatura que a pessoa está querendo saber, mas sim se você quer com pimenta (quente) ou sem (frio).

Muitos turistas não sabem da pegadinha e acabam optando pelo quente e aí haja leite para neutralizar o sabor picante!

Abará

Já o abará usa a mesma massa de feijão fradinho moído, só que a diferença é que ele não é frito, mas sim cozido em banho maria. Além disso, ele é servido em uma folha de bananeira.

Ele também recebe os recheios de camarão seco e vinagrete. E, claro, podem ser apimentados.

Sarapatel

Se você é vegetariano ou vegano, é melhor nem pensar em experimentar esse prato que leva miúdos de porco como o fígado, a língua, a goela, o coração e o bofe. Também conta com tomates picados, além de cebolas, alho e pimentão (vermelho, verde e amarelo).

Para temperar, os baianos usam cheiro verde picado, cebolas, dentes de alho, coentro e hortelã. Também põem sal, além de algumas pimentinhas como a do reino e a de cheiro.

E aí, ficou com vontade de provar esse tabuleiro?