Participaram da oficina cerca de 30 estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 10 anos.

Tampas de garrafas pet, sacolas de plástico e outros objetos que seriam jogados no lixo se transformaram em brinquedos nas mãos de alunos da Escola Municipal José Ferreira Barros, localizada no Setor Céu Azul.  O trabalho desenvolvido pelas crianças foi o resultado de uma oficina de reciclagem realizada na Escola de Artes de Araguaína ? Reciclarte, na manhã dessa quarta-feira, 22.

Participaram da oficina cerca de 30 estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 10 anos. As crianças aprenderam na prática que é possível reutilizar materiais que normalmente são descartados no dia a dia.

Orientados pelo professor de artes Paulo Fernandes Nunes, a turma desenvolveu vários brinquedos como tabuleiros, jogo de dama, entre outros. "Foi uma alegria receber essas crianças aqui na escola e mostra-las que é possível, desde cedo, praticar a reciclagem e ser exemplo dentro de casa", destacou o professor.

Para a oficina, cada aluno deveria levar objetos reaproveitáveis que tivessem em casa. A Isabela Alves Nunes, 9 anos, reaproveitou rolos de papel higiênico e CDs para construir um caça-palavras. "Achei muito divertido aprender a fazer brinquedos, não sabia que podia usar o rolo de papel higiênico que minha mãe sempre joga fora", disse a estudante.

A Natanyele Sousa Pereira, 8 anos, também fez um caça-palavras, só que utilizando tampinhas de garrafas pet, sacola e rolo de papel higiênico. "Que legal usar essas coisas para brincar, foi fácil de fazer e aprendi também que não precisa jogar no lixo", comentou Natanyele.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal José Ferreira Barros, Maria dos Santos Porto, a visita à Escola de Artes faz parte de um projeto que incentiva a sustentabilidade. "Muito importante fazê-los experimentar esse momento e aprender na prática sobre reciclagem. O que a gente espera é que levem o que viram aqui para suas residências", enfatizou a coordenadora.

As oficinas com recicláveis estão entre os cursos oferecidos pela Reciclarte. Atualmente, mais de 30 pessoas fazem os cursos, aprendendo a confeccionar cestos, objetos para decoração, quadros, entre outros, utilizando o que seria lixo.

A Reciclarte

A Reciclarte é a primeira escola pública de Artes no Tocantins, inaugurada em novembro de 2017. A instituição conta com quatro salas para o desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas, oferecendo instrumentos, equipamentos e materiais didáticos. O prédio conta ainda com um galpão, banheiros, área de lazer, jardim e cozinha.

Além do trabalho com recicláveis, a escola conta com os cursos de balé, violão popular e clássico, teclado, técnica vocal, pintura em tela e tecido, confecção de bonecas em feltro.