Educação

Ampliado, CEI Cora Coralina ganha primeiro parquinho com acessibilidade

O prédio foi reestruturado para dar mais conforto, acessibilidade e diversão para os alunos, além de melhores condições de trabalho para professores e servidores

O parquinho com acessibilidade do CEI Cora Coralina é o primeiro do tipo na rede municipal de ensino
Foto: Secom Araguaína

O Centro de Educação Infantil (CEI) Cora Coralina, no setor Costa Esmeralda, recebeu obras de ampliação e reestruturação do prédio com a ampliação do pátio principal e das salas administrativas, climatização da cozinha, troca de telhas e piso, criação de três novos ambientes, além de uma novidade divertida e inclusiva: o primeiro parquinho adaptado para pessoas com deficiência (PCD).

A dona de casa Taila da Silva, mãe da aluna Maythê, de cinco anos, que é cadeirante, ficou muito feliz com o parquinho adaptado. Ela ressaltou que esse novo espaço inclusivo para diversão é fundamental para o desenvolvimento social da filha.

“Agora ela pode brincar junto dos coleguinhas, independente da deficiência dela. Esse novo parquinho com acessibilidade ajuda no desenvolvimento motor e intelectual dela e se torna mais um espaço que a faz feliz”, disse Taila.

Na cerimônia de entrega oficial das melhorias no CEI Cora Coralina, realizada no último dia 7, o prefeito Wagner Rodrigues destacou que a rede de ensino infantil do município é motivo de destaque, tanto na parte educacional feita pelos docentes, como na estrutural, que vem passando por ampliações e restaurações.

Prefeito Wagner Rodrigues durante entrega do CEI Cora Coralina.
 

“Estamos há quatro anos trabalhando para evoluir cada vez mais o ensino para nossas crianças que são o futuro de Araguaína e a entrega do CEI Cora Coralina é mais um exemplo disso, entregamos um prédio com mais conforto, proteção, diversão e acessibilidade”, disse o prefeito Wagner Rodrigues. As melhorias foram feitas com recursos do Tesouro Municipal, na ordem de R$ 708 mil.

Creche adaptada

A unidade de ensino tem capacidade para receber 396 crianças e agora possui uma sala para os professores, almoxarifado, diretoria, secretaria, cozinha climatizada, dois banheiros infantis, um sanitário adulto, três banheiros PCDs, três depósitos de alimentos, de utensílios, de mercadoria, uma lavanderia, nove salas de aula e agora o novo parquinho adaptado com brinquedos novos, como balanço, gangorra, gira-gira, escorrega, túnel e cama elástica.

A professora Patrícia de Amorim ressaltou que as melhorias deixaram o prédio mais confortável, funcional e atrativo para as crianças. “Essa reforma foi um sonho realizado, os alunos estão encantados com a nova creche, estavam ansiosos para inaugurar esse parquinho que vai exercitar bastante a parte da criatividade e desenvolvimento social”.

Melhorias para o ensino

O parquinho com adaptação PCD também tem uma caixa de areia e piso em concreto polido. Para a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura, a parte lúdica é essencial para o aprendizado das crianças.

A diversão é importantíssima na vida dos pequeninos. Os alunos se desenvolvem cognitivamente, emocionalmente e aprendem brincando a interagir com o outro, respeitando e tendo limites sempre”, pontuou a secretária.

Mais melhorias

O gradil externo foi ajustado e a rede elétrica foi modernizada, incluindo a realocação do poste de alimentação, anteriormente localizado fora dos limites da escola. Além disso, foram implementados sistemas de drenagem pluvial e, na reforma da cozinha, foi feita a instalação de novas bancadas em granito e uma nova coifa. Por fim, a unidade passou por uma pintura completa.