Local onde criança foi abandonada, em Paraíso do Tocantins, tinha areia, lixo e mato.
Foto: Divulgação

A recém-nascida abandonada em um beco entre duas casas de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, vai ter a chance de se recuperar com saúde graças à auxiliar administrativo Maria do Espírito Santo. A bebê foi deixada ao lado da casa dela ainda com o cordão umbilical e suja de sangue.

O caso aconteceu no início da manhã desta quarta-feira (10), por volta das 6h30. Em entrevista à TV Anhanguera, a Maria contou que logo após acordar, ouviu um barulho do lado de fora e acreditava que seria miado de gato.

"Fui organizar minhas coisas como de costume, estava limpando minha área e me deparei com choro de criança, porém pensei que poderia ser um gato. Achei estranho que repetiu novamente e quando eu olhei entre uma casa e outra vi a criança", relembrou.

Maria contou também que a recém-nascida estava sem roupas e os lábios quase roxos. "Uma cena muito difícil da gente se deparar", lamentou.

O choro vinha do beco que fica entre duas casas em uma rua do Setor Oeste. No chão havia lixo, areia e mato, que se misturavam com sangue do corpo da criança.

Ao ver que se tratava de um bebê, imediatamente a auxiliar a acolheu e chamou os bombeiros e a Polícia Militar. Conforme o soldado Gabriel Sousa Assunção, que participou do atendimento da ocorrência, a criança já havia sido retirada do local.

"Estava nos braços dela, já 'embrulhadinha', estava dormindo, e foi fazer avaliações primárias e secundárias", explicou, sobre o atendimento para saber em que estado estava a recém-nascida. Depois disso, ela foi levada para o Hospital Regional de Paraíso pela equipe.

A criança passou por exames na unidade e Maria recebeu a informação de que a menininha estava bem. "Uma criança indefesa que não tinha ninguém ali para proteger. Deus abençoou e eu encontrei. E graças a Deus está no hospital e está bem cuidada", afirmou Maria.

Cuidados 

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a criança ainda está sob os cuidados das equipes multiprofissionais, "com os procedimentos necessários à sua integridade física". O hospital também fez contato com as autoridades com o intuito de localizar a família e tomar outras medidas legais necessárias.

Investigação

Na rua em que a menina foi abandonada há câmeras que podem identificar quem a deixou no beco. A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins informou que a 6ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV - Paraíso) já começou a investigar o caso para identificar os responsáveis pelo abandono.