Educação

Biblioteca Municipal de Araguaína recebe novos computadores e avança nas obras de revitalização

O espaço recebe, em média, 50 pessoas diariamente e passa pela modernização de maquinários e infraestrutura

Cerca de 20 alunos do 5º ano da Escola Municipal Gentil Ferreira Brito foram conhecer a Biblioteca Municipal.
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Para proporcionar mais conforto, qualidade e modernização para os usuários, o laboratório de informática da Biblioteca Municipal de Araguaína está com 15 novos computadores e o prédio também está passando por revitalizações que contemplam pintura, nova fachada e substituição das instalações elétricas.
 
As obras não interferem no horário de funcionamento da unidade, que atende de segunda à sexta-feira, das 7 às 22 horas, sem pausa para o almoço. Diariamente, em diferentes turnos, cerca de 50 pessoas utilizam o espaço.
 
O perito judicial e professor Salvatori Carvalho faz parte desse grupo. Com frequência, ele realiza pesquisas e estuda para concursos públicos na Biblioteca Municipal. Para ele, local oferece todo o suporte necessário para manter o foco e a dedicação. “Gosto desse espaço, fui muito bem recebido, os computadores e a estrutura entregam a qualidade que preciso. Além disso, aqui eu consigo ter mais disciplina nos estudos, pois em casa existem muitas distrações”, contou.

 Perito judicial e professor Salvatori Carvalho faz uso do espaço.


 
“Temos um público rotativo, pois muitos, quando passam nos concursos ou vestibulares, deixam de vir e chegam novas pessoas. Ficamos felizes por saber que aqui é um espaço que contribui para a transformação e na carreira das pessoas por meio do conhecimento. Estamos de portas abertas para receber a população”, afirmou o coordenador da Biblioteca, Raimundo Almeida.
 
 

Saindo da rotina
 

Eu achei muito divertido, porque eu sempre quis conhecer uma Biblioteca, disse a estudante Rebeca Lima

Cerca de 20 alunos do 5º ano da Escola Municipal Gentil Ferreira Brito foram conhecer a Biblioteca Municipal. A visitação teve como objetivo incentivar o conhecimento e a utilização do espaço público.
 
Ano que vem eles não estarão mais conosco na rede municipal, então resolvemos fazer essa aula diferenciada para que pudessem conhecer nossos livros e eles gostaram muito. É importante também para aqueles que não têm essa estrutura de estudo em casa saber que aqui poderão vir acompanhados com seus pais”, disse a diretora da escola, Wilma Alves.
 
A estudante Rebeca Lima, de 10 anos, compartilhou que a experiência foi única e que gostaria de repetir. “Eu achei muito divertido, porque eu sempre quis conhecer uma Biblioteca. Se aqui fosse mais perto da minha casa, eu viria muitas vezes”, falou. 
 

Projeto Musical e Literário
 

Durante a visitação, os estudantes foram ao auditório para receber as boas-vindas e assistiram à apresentação de cantigas de roda e leitura do professor Arézio Sotto. Ele ainda aproveitou o espaço para falar sobre o projeto musical e literário “Ciranda Cirandinha”, que beneficia crianças e adolescentes entre 10 a 15 anos.
 
No auditório da Biblioteca, o professor ensina teoria e prática de violão, desde que o aluno matriculado mantenha a frequência escolar e a leitura dos livros recomendados.
 
“Depois da pandemia, o índice de leitura caiu demais, tanto a nível nacional, como local. Eram 1,5 livros lidos por habitantes no Brasil, mas hoje nós estamos com 0,7, então o nosso objetivo é aumentar, fortalecer o hábito da leitura, que traz diversos benefícios
”, informou Arézio.
 
 As aulas do projeto “Ciranda, Cirandinha” são ministradas aos sábados, das 14 às 18 horas, e está com cinco vagas abertas. Os responsáveis que tiverem interesse em matricular os seus filhos ou quiserem mais informação podem entrar em contato no telefone  (63) 99101-0068. 
 

O que precisa para utilizar o espaço?
 

A Biblioteca Municipal fica localizada à Rua 7 de Setembro, nº 367, no Centro. Para poder usar o laboratório de informática ou pegar livros emprestados, o usuário precisa fazer um cadastro apresentando duas fotos 3x4, comprovante de residência e documento de identificação (RG ou CNH). No caso de menores de idade, é preciso a autorização e presença do responsável para a utilização do espaço.