Professora Telma de Sousa Santos Barbosa
Foto: Marcio Flores/Governo do Tocantins

O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) anunciou a indicação de três nomes para assumir a importante secretaria de Igualdade Racial, cargo crucial para a sociedade preta e indígena do Estado, responsável por assessorar o poder executivo na formulação e implantação de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo. Entre os indicados está a Professora Telma da rede pública estadual de Araguaína.

Telma de Sousa Santos Barbosa, além de ser professora de história, é reconhecida por seu engajamento no letramento racial e na luta contra o racismo em sua cidade e região. Sua indicação é vista como extremamente relevante para a sociedade, dada sua trajetória e comprometimento com a causa.

Graduada em História e Pedagogia, especialista em História da África e Cultura Afro-brasileira, Thelma é uma das fundadoras do movimento negro e do combate ao racismo nas escolas e comunidades de Araguaína. Membro fundadora da ANCA – Associação Negra Cor de Araguaína, ela também institucionalizou o coletivo Júlio das Pretas Karem Luz, do qual é presidente.

Telma é uma mulher preta que não apenas luta por outras mulheres pretas em sua cidade, mas também é uma representante ativa das mulheres pretas no combate à violência de gênero. Conhecida por sua generosidade e dedicação às comunidades de Santa Fé, Muricilândia e região, Thelma é vista como uma figura essencial para ocupar esse cargo, dada sua residência de longa data em Araguaína e sua proximidade com as demandas das comunidades quilombolas e do movimento negro na região.

A expectativa é que Teelma de Sousa Santos Barbosa possa ocupar o cargo e defender os interesses da sociedade com sua vasta experiência e compromisso com a igualdade racial. Sua nomeação seria um passo importante no fortalecimento das políticas de combate ao racismo e promoção da diversidade em nosso estado. Vamos torcer para que sua indicação seja efetivada e traga avanços significativos para a luta pela igualdade racial em Araguaína e no Tocantins.

Perfil

Telma nasceu em Teresina, no Piauí, é graduada em História pela Fundação Universidade do Tocantins. Ela tem uma segunda graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (Fael) e é especialista em História da África e Cultura afro-brasileira, pela Universidade Federal do Tocantins. É professora da rede pública estadual em Araguaína desde 1998, atualmente trabalha na biblioteca, e foi professora supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid - UFT).

Ela é uma das fundadoras da Associação Negra Cor de Araguaína, que reúne pessoas que lutam contra o racismo e ajuda na formação de professores de acordo com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. E é nessa associação que Telma e outros colegas estudam temas, ajudam a esclarecer dúvidas nas escolas e a promover ações que possam ajudar a sociedade a desenvolver uma consciência de respeito e tolerância social.