Jovem Trabalhador é o maior programa de primeiro emprego da região Norte do Brasil (
Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza nesta quarta-feira, 27, o pagamento antecipado dos salários de 2.497 jovens contratados pelo programa Jovem Trabalhador. Os valores são pagos até o 5° dia útil do mês, mas devido ao feriado de Páscoa, os pagamentos serão antecipados. Os jovens trabalham quatro horas diárias e têm salários de R$ 663,39.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressalta que a antecipação dos salários é parte dos esforços do Governo do Tocantins para valorizar todos os seus colaboradores. “O Governo do Tocantins tem esse compromisso de sempre pagar em dia e busca fazer o adiantamento como forma de reconhecimento pelo empenho de cada trabalhador”, pontua.

O programa conta com 2.497 jovens trabalhando, sendo 1.612 mulheres, 846 homens, 48 pessoas com deficiência e 26 jovens cumprindo medidas socioeducativas. O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, lembra que o programa já está presente nos 139 municípios do Tocantins. “O programa é um importante apoio para a juventude e também um incentivo a mais para a economia dos municípios tocantinenses”, salienta o secretário. 

Jovem Trabalhador é o maior programa de primeiro emprego da região Norte do Brasil e tem como objetivo inserir no mercado de trabalho 3 mil adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 16 e 21 anos, residentes nos municípios tocantinenses. O programa é financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO) e executado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).

Seleção

As vagas continuam abertas e, para se inscrever no programa, é preciso acessar o site jovemtrabalhadorto.org.br e preencher a inscrição.

Podem participar jovens com idades entre 16 e 21 anos, que já concluíram ou estão cursando o ensino médio em escola pública ou que são bolsistas integrais em instituições particulares, regra que também se aplica em caso de o jovem ser estudante universitário.

A renda familiar do candidato deve ser de até dois salários-mínimos nacional ou meio salário-mínimo per capita. Além disso, a família deve estar preferencialmente inscrita em programas sociais do governo. O programa disponibiliza cotas de 5% a 10% para Pessoas com Deficiência (PcD), sem exigência de idade máxima de 21 anos. Haverá, ainda, cotas para jovens do sistema socioeducativo e prioridade na contratação de jovens ribeirinhos, indígenas e quilombolas.