Ruy Rodrigues faleceu aos 89 anos.

O  ex-secretário de Educação e ex-reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), professor Ruy Rodrigues da Silva,  faleceu nesta quinta-feira, 27, em Goiânia-GO.

Ele se encontrava internado no Hospital do Coração, em Goiânia, desde o último dia 7, com quadro grave de pneumonia e morreu em virtude da falência múltipla dos órgãos.

Seu corpo será velado em Goiânia, em cerimônia reservada à família e o sepultamento está previsto para às 13h.

Carreira

Nascido em Porto Nacional, Ruy Rodrigues faria 89 anos nesta sexta, 28 (nasceu em 28 de outubro de 1927). Ele deixa duas filhas, Adriene e Sofie e um legado intelectual que fica para a história e a memória dos lugares em que atuou.

Teólogo, filósofo, sociólogo, escritor, professor e intelectual, Ruy Rodrigues da Silva dedicou sua vida à educação, à cultura e aos temas ligados à humanidade, tanto no Brasil quanto na Europa e em países da África e na Ásia Oriental, nos 20 anos de exílio político que foi obrigado a cumprir no período da ditadura militar.

Em 1991, a convite do governador eleito Moisés Avelino, assumiu a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto, onde permaneceu até o final do mandato, em 1994. Sua gestão foi marcada pela interiorização das ações culturais com ênfase na implantação de representações regionais de cultura nas 16 Delegacias de Ensino do Tocantins.

Ainda no âmbito da cultura, destacam-se a realização do I Encontro de escritores do Tocantins; do I CantaTocantins ? Festival da Canção, realizado em Araguaína, Gurupí e Palmas; do I Festival de teatro e dança do Tocantins, em Porto Nacional, dentre outras atividades.

Também no Tocantins, a convite do governador José Wilson Siqueira Campos, foi reitor da Universidade do Tocantins (Unitins), no período de 1998 a 1999. Sua gestão foi marcada pela descentralização do ensino superior, com a implantação de câmpus no interior do Estado.

Doutor Honoris Causa

Em junho de 2008 recebeu da Universidade Federal do Tocantins (UFT), instituição que ele ajudou a criar, o título de ?Doutor Honoris Causa" atribuído à personalidade que se distinguiram pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A honraria foi conferida por Alan Kardec Barbiero, reitor à época.