Ação continuará nas creches e escolas municipais e estaduais até o dia 19
Foto: Lara Fernandes / Secom Araguaína

Com a semana tomada por compromissos, a professora Marta Soares foi uma das primeiras a chegar na Escola Municipal Dr. César Belmino Evangelista, no Setor Tereza Hilário, para atualizar a carteira de vacinação do filho Miguel Soares, de 11 anos. O jovem fez parte dos centenas de estudantes atendidos pelo mutirão de vacinação escolar realizado pela Prefeitura de Araguaína no último sábado, dia 13, em nove unidades de ensino da cidade.

“Trouxe o Miguel para vacinar contra meningite, porque acho extremamente importante manter o cartão de vacina atualizado, garantir um futuro saudável e que não atrapalhe o desenvolvimento e crescimento dele”, disse Marta.

A agente de saúde, Maria Nascimento, aproveitou a oportunidade para vacinar seu sobrinho Alex Nascimento, de 14 anos, contra o tétano. Segundo a tia, a iniciativa de vacinação do município foi excelente porque oferece gratuitamente a vacina que no particular tem um valor elevado.

“E o que ajudou demais também é porque a escola fica mais perto da nossa casa, então dá mais agilidade para a gente, fica mais fácil”, comentou Maria.

Agora o jovem Alex diz que se sente mais seguro para brincar sem ter medo de que algum possível machucado deixe ele doente. “Estou feliz, pois vou conseguir me divertir e ter a certeza de que nenhum arranhão ou machucado vai me infectar com o tétano”.

Mais sobre a ação

Segundo a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína, Samilla Braga, as escolas foram escolhidas como o centro da campanha pela grande representatividade que têm na conscientização sobre a importância das vacinas e pela localização estratégica junto às comunidades.

“Nesse mutirão, escolhemos a dedo nove escolas que nos permitiram um alcance maior do nosso público-alvo, aumentando a cobertura vacinal na cidade, protegendo cada vez mais pessoas de doenças que até então estavam erradicadas ou sob controle, mas que sempre podem voltar se não tivermos o devido cuidado”, disse Samila.

Mais de 400 doses de diversas vacinas foram aplicadas em crianças e adolescentes durante o mutirão. Conforme conta a enfermeira Marcela Menezes, a procura pelo serviço foi significativa e as vacinas mais procuradas foram do HPV e a Meningocócica ACWY.

“A Meningocócica protege os jovens de 11a 14 anos contra as formas de meningite, que é uma doença grave que pode levar à morte, e a HPV protege contra as formas cancerígenas do vírus, que é uma doença de transmissão sexual”, explicou Marcela.

O mutirão abrangeu todas as doses disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação, destinadas a crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação continuará em creches e escolas municipais e estaduais até dia 19 e as vacinas também estão à disposição da população nas 22 UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Araguaína.

O projeto Saúde nas Escolas é uma colaboração entre os ministérios da Saúde e da Educação, coordenada pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde. O propósito do projeto é garantir que os jovens tenham suas carteiras de vacinação atualizadas, principalmente em relação às doses da Poliomielite inativada, Poliomielite oral, Pentavalente e Tríplice Viral para crianças de dois meses a menores de cinco anos; Febre Amarela, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica ACWY.