No total, 22 setores já estão plenamente atendidos pelo serviço de esgoto.

O sistema de coleta e tratamento de esgoto em Araguaína (TO) tem avançado com a implantação de redes em diversos setores da cidade. Atualmente, as obras se concentram na região do Centro da cidade. No total, 22 setores já estão plenamente atendidos pelo serviço e outros 5 bairros tem atendimento parcial. Sob responsabilidade da BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto em Araguaína e outras 46 cidades no Tocantins, o serviço tem ainda o índice de tratamento de 100% do esgoto coletado.

Para Ilana Noronha, engenheira responsável pela operação da BRK Ambiental em Araguaína, o trabalho de expansão da rede coletora tem correspondido à expectativa da população. "Sabemos que ter a rede de esgoto à disposição só traz benefícios para o morador. Além de mais qualidade de vida, menos incidência de doenças relacionadas à falta de saneamento, a rede de esgoto representa a integração da cidade e valorização do espaço urbano", explica.

Sérgio Lima é morador do Setor Imaculada Conceição em Araguaína. Logo que sua casa foi construída, antes mesmo de se mudar, ele entrou em contato com a BRK Ambiental para solicitar a ligação de sua residência à rede de esgoto, mesmo tendo acesso a fontes alternativas de tratamento "É muito mais seguro e eficaz se ligar à rede de esgoto. Fossa é passado, muitas pessoas tem em casa por questão de preço mas a qualidade do tratamento de esgoto da rede pública nem se compara", afirmou.

Bairros atendidos

Os bairros plenamente atendidos pela rede de esgoto em Araguaína são:  Vila Couto, Topázio, Imaculada Conceição, Jardim Siena, Vila Aliança, Senador, Jardim América, Dona Nelcia, Rodoviário, Jorge Yunes, Anhanguera, Martin Jorge, São Miguel, Jardim das Palmeiras, Cruzeiro, São Pedro, Jardim Esplanada, Parque do Lago, Lago Azul I, II, III e IV. Já os setores Vila Azul, Vila Norte, Araguaína Sul, São João e Centro tem rede em parte do bairro.

Para se ligar à rede esgoto

Durante a fase de obras de implantação da rede coletora de esgoto é importante que o morador se mantenha atento aos avisos que a concessionária faz sobre os procedimentos necessários para se ligar à rede de esgoto. Somente com a autorização dada pela equipe técnica é possível iniciar o uso da rede de esgoto. Mas não há motivo para preocupação: assim que a obra é concluída, uma rodada de visitas porta à porta é feita e todas as orientações são realizadas. Em caso de dúvidas, o morador pode sempre procurar a empresa através do telefone 0800 6440 195.