Com falta d

Moradores do assentamento Água Branca, zona rural de Nova Olinda, reclamam de baixa tensão da energia no local. A captação de água na região depende de bombas, que segundo morador, estão queimando por conta de oscilação de energia, deixando cerca de 100 famílias sem abastecimento há 15 dias.

Foi solicitada solução por parte da distribuidora Energisa, mas até o momento o problema não foi resolvido.

Sem abastecimento, moradores recorrem a córregos e açudes para buscar água. Alguns usam motos e carros para carregar água em tambores e garrafas.

De acordo com Santana Francisco de Oliveira, presidente da associação de moradores da Vila Alto Bonito, que faz parte do assentamento, os moradores estão sofrendo com a falta d?água devido baixa potência na energia.

"A energia não está dando conta de funcionar as bombas. Esse problema vem se arrastando há muito tempo. E nós moradores solicitamos da empresa responsável pra resolver o problema e nada de solução".

Segundo ele, já aconteceu de a bomba queimar três vezes no período de 30 dias. "A prefeitura manda arrumar e nós pede da empresa solução do problema e nunca obtivemos resposta".

O representante dos moradores mostrou a reportagem um ofício da Secretaria Municipal de Administração enviado a Energisa no último dia 11 de dezembro, solicitando a troca do transformador da unidade consumidora onde a bomba d?água está instalada. No entanto, até o momento não houve resposta.

"São mais de cem famílias sem água e este problema de energia baixa, aterramentos mal feitos é em todo assentamento Água Branca", reclamou Santana.

O que diz a Energisa

A Energisa informou que está em andamento o atendimento à solicitação do Assentamento Água Branca para verificar o nível de tensão na rede que abastece a localidade.

A empresa destacou que já foi realizada uma primeira medição instantânea no dia 12 de dezembro, às 22h38,  e que em função do resultado dessa primeira medição, foi instalado equipamento para coleta da medição gráfica, que foi finalizado no dia 26/12.

"A partir desse resultado, a Energisa realizará as ações necessárias para solução do problema até essa sexta-feira, dia 29/12".