Educação

PROFE Digital: professores da rede estadual comemoram entrega de 14 mil notebooks

Mais de R$ 48 milhões foram investidos pelo Governo do Estado para a aquisição dos equipamentos que vão contribuir para a modernização tecnológica da educação pública tocantinense

A professora Cláudia Queiroz aprovou o novo equipamento de trabalho e relatou a satisfação em fazer parte da educação estadua
Foto: Cleyton Cristus/ Assembleia Legislativa

“Há muitos anos aguardava esse momento. Com esse notebook em mãos, vejo o reconhecimento da importância da tecnologia para a educação. Estou muito feliz e me sentindo valorizado com essa ferramenta, que é imprescindível para o nosso trabalho”, relatou empolgado o professor Ruberval Rodrigues, servidor efetivo da rede estadual há mais de 20 anos, atualmente lotado na Escola Estadual São José. Ele é um dos 300 educadores das unidades de ensino de Palmas que receberam os notebooks do programa PROFE Digital.

A solenidade inaugural do programa foi realizada nesta terça-feira, 5, em Palmas, iniciando a entrega de 14 mil notebooks para os professores da rede estadual. A ação do Governo do Tocantins, efetivada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), teve o aporte financeiro de mais de R$ 49 milhões para a aquisição dos equipamentos.

Serão contemplados com os notebooks todos os professores efetivos, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e diretores das 502 escolas estaduais do Tocantins.

O PROFE Digital integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que tem como objetivo promover a melhoria das aprendizagens e da qualidade da educação com atuação em oito eixos norteadores com foco na elevação da qualidade do ensino: aprendizagem; educação tecnológica e inovadora; investimentos e infraestrutura; desporto e cultura; educação inclusiva; formação dos profissionais da educação; valorização dos profissionais da educação; e PROFE nos municípios. O Programa tem como objetivo elevar os índices de desenvolvimento da educação básica do Tocantins, considerando a proficiência e a equidade em cada município.

A professora Claudia Queiroz, da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, falou sobre as inúmeras possibilidades que o novo instrumento de trabalho vai oportunizar. “A tecnologia é fascinante e nos abre novos caminhos, facilitando nosso trabalho e conectando as pessoas. Esse notebook será muito utilizado nas nossas atividades dentro e fora da sala de aula. Sou muito grata por fazer parte dessa nova dimensão da educação estadual”, relatou.

Quem também está radiante em ter um notebook novinho para trabalhar é a servidora recém-empossada, Nayra Batista, professora de biologia do Centro de Ensino Médio de Taquaralto. “Já estou há sete anos na rede estadual como contrato. Agora passei no concurso e já estou sendo muito bem recebida ganhando esse computador, que vai fazer muita diferença no planejamento e nas minhas aulas”, contou.

Modernização tecnológica

Além dos equipamentos para professores e a renovação dos computadores da rede estadual, a meta do Governo do Tocantins é que até 2026 todos os estudantes das escolas estaduais também recebam seus equipamentos. Em 2023, foram entregues 15 mil chromebooks para alunos do ensino médio e outros 14 mil devem ser distribuídos neste ano.

O titular da Seduc, professor Fábio Vaz, destacou que o programa tem o propósito educacional e que a intenção do Governo do Estado é ultrapassar o número de 50 mil máquinas entregues, além dos laboratórios de química, física e biologia e os Espaços Makers, universalizando o acesso às tecnologias na rede estadual de educação.

“O PROFE Digital tem a intencionalidade pedagógica de auxiliar no processo ensino aprendizagem, apresentando aos nossos educandos o mundo digital de forma coerente, não só como entretenimento. O PROFE está efetivamente transformando a educação e as vidas dos nossos estudantes e dos nossos servidores com planejamento e garantia de recursos para a execução de ações em oito eixos que vão marcar a história da educação tocantinense”, enfatizou Fábio Vaz.

Google Education

Além dos equipamentos, o governo do Tocantins também fez parceria com a Google For Education, maior plataforma de educação do mundo, para que os estudantes das escolas estaduais de todo o território tocantinense tenham acesso às tecnologias com propósito pedagógico.

“Adquirimos mais de 97 mil licenças da Google For Education e nossos estudantes terão esse amplo acesso ao ambiente virtual, com contato com a Inteligência artificial e muitas ferramentas que vão ser úteis para trilhar os caminhos que vão prepará-los inclusive para o mercado de trabalho”, destacou.

No encerramento do evento, o governador Wanderlei Barbosa foi ovacionado pelos educadores presentes. “Valorizar e aperfeiçoar quem ensina é a nossa prioridade, porque os professores são os profissionais responsáveis por formar todas as outras profissões e precisam estar preparados e com as ferramentas tecnológicas necessárias em mãos. Nosso material humano é o mais importante da Educação e no que nos couber, faremos ainda mais pela educação do Tocantins”, assegurou.