Professor Dr. Rubens Martins.
Foto: Divulgação

Sob a coordenação do Prof. Dr. Rubens Martins (professor concursado da Unitins e da Seduc-TO), o projeto de pesquisa “LITERATURA TOCANTINENSE: Da gaveta, à web e a leitor” tem como objetivo “realizar a identificação de escritores tocantinenses, e de suas obras literárias, no recorte temporal de janeiro de 1989 a novembro de 2025, bem como a divulgação e difusão da escolarização da literatura tocantinense em prol da formação de leitores”.

Segundo o professor Dr. Rubens Martins, o projeto está institucionalizado na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a denominação GEPLIT – Grupo de Estudos e Pesquisas da Literatura Tocantinense, e sua execução ocorrerá no período de 2024 a 2025.

Além das reuniões de trabalho entre os seus integrantes, o projeto prevê a realização de dois seminários sobre a literatura tocantinense: um em Araguatins e outro em Palmas. Além disso, todas as informações de execução do projeto serão divulgadas no site www.literaturatocantinense.com.br

Sob o enfoque de uma pesquisa que resultará na publicação de artigos científicos, a pesquisa apresenta uma grande contribuição para a literatura do Tocantins. Nesse sentido, o coordenador ressaltou que o projeto corresponde a uma ação de suporte ao previsto no Documento Curricular do Território do Tocantins, o DCT/TO, a respeito das orientações de estudo de obras literárias tocantinenses na educação básica.

A criação do site www.literaturatocantinense.com.br, segundo o coordenador do projeto, diz respeito a uma ferramenta que deixará disponível ao leitor, em um único ambiente virtual, o acesso aos nomes das obras e dos escritores tocantinenses. Com isso, o mapeamento será um suporte para divulgação das obras literárias publicadas por escritores representantes de cada um dos 139 municípios tocantinenses.

Na intenção de colher dados das publicações literárias tocantinenses, os escritores podem enviar as informações de autoria de suas obras mediante o preenchimento do formulário disponível no link “Minha Produção”. Ao acessar o formulário construído no Google Forms, os escritores tocantinenses contribuirão que para suas obras sejam divulgadas no site www.literaturatocantinense.com.br

Conheça, estude, divulgue e valorize a literatura tocantinense, é o convite do professor Dr. Rubens Martins e da equipe que integra o GEPLIT. 

Projeto de pesquisa sobre literatura tocantinense