Dois projetos de autoria de membros do Ministério Público do Estado do Tocantins estão concorrendo ao 14º Prêmio Innovare, que visa valorizar práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Os Promotores de Justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos D"Alessandro, Sidney Fiori Júnior e Breno de Oliveira Simonassi tiveram seus projetos deferidos pela comissão julgadora e agora concorrem na categoria Ministério Público.

O projeto "FIA: salvando vidas", de autoria de Araína D"Alessandro e Sidney Fiori, desenvolvido no município de Araguaína, tem o objetivo de estimular a destinação de parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), para auxiliar na implantação e no custeio de dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Municipal de Araguaína.

O projeto teve início em 2016 e consiste em atividades de divulgação e de conscientização sobre como proceder às doações ao FIA, explicando que o ato de contribuição consiste, simultaneamente, em uma ação de grande impacto social e na oportunidade de um excelente investimento financeiro. Ao todo, mais de R$ 600 mil já foram arrecadados com o projeto.

Café com o Promotor

Já a iniciativa do Promotor de Justiça Breno Simonassi, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Araguatins, está em execução desde 2010. O projeto "Café com o Promotor" é um programa de rádio veiculado todas as quartas-feiras, das 9h às 10h, onde o membro do MPE se coloca à disposição da comunidade para orientar, tirar dúvidas, e prestar contas das suas ações ao povo. "Uma forma de efetivar a cidadania, esclarecendo a comunidade sobre seus direitos e deveres", comentou o Promotor de Justiça.

14º Innovare

O prêmio é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação Nacional dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com apoio do Grupo Globo.