Em tempos de pandemia, se hospedar em um hotel exige a tomada de todas as precauções possíveis.
Foto: Ilustrativa/Pixabay

A experiência nos hotéis mudou visivelmente desde que o mundo viu a expansão da Covid-19, há pouco mais de um ano. Embora (e felizmente!) as campanhas de vacinação já tenham se iniciado, a pandemia está longe de terminar, e os centros de controle e prevenção de doenças ainda sugerem que você fique em casa para sua própria segurança, bem como para proteger aqueles que você pode encontrar ao sair.

No entanto, se você decidir viajar e se hospedar em um hotel, se as leis locais permitirem, deve tomar todas as precauções possíveis. Seja em uma pousada para descanso em uma via expressa ou em um resort de luxo, há diversos protocolos que os hóspedes devem seguir para se certificar de que é seguro estar fora de casa.

Obviamente, existem vários detalhes para você se preocupar antes viajar e de reservar um hotel, inclusive em relação ao que você deve fazer quando estiver em um quarto de hóspedes para se proteger do coronavírus e minimizar o risco de um contágio. Veja então as 10 dicas abaixo:

1.  Escolha seu destino com sabedoria.

Se você vai se hospedar em um destino onde a incidência e a prevalência de infecção são muito baixas, isso obviamente será mais seguro porque você terá menos probabilidade de encontrar ou interagir com alguém que está infectado. Mas isso não é garantia absoluta. Um hotel hospeda pessoas de diferentes partes do país e do mundo.

2.  Perguntas que você deve fazer antes de reservar suas acomodações.

Embora você não possa controlar as ações dos outros, pode descobrir o que um hotel está fazendo para incentivar a segurança entre os hóspedes e funcionários. As máscaras são obrigatórias? Que tipo de medida de distanciamento social está sendo adotada? A taxa de ocupação está sendo limitada? Existem placas afixadas para educar os hóspedes sobre suas políticas? Há desinfetantes para as mãos à base de álcool disponíveis em todas as áreas do hotel? Com que frequência as áreas públicas são higienizadas? Existe check-in sem contato? Se um estabelecimento comunica quais medidas está tomando em seu site, isso mostra que ele é transparente, o que já é um bom sinal. E se você não encontrar suas respostas online, o ideal é entrar em contato e perguntar diretamente – um hotel deve ter respostas para todas essas perguntas prontamente disponíveis.

3.  Use máscara e mantenha distância das outras pessoas.

Quer o seu destino seja rigoroso ou não sobre o uso de máscara e o distanciamento social, você deve aderir a todas as políticas de segurança contra pandemia sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tudo que você tem feito para se proteger se aplica à sua hospedagem em um hotel. Use uma máscara quando circular por espaços públicos e fique a pelo menos dois metros de distância – isso se aplica também ao elevador – no caso de não poder dispensar a sua utilização.

4. Solicite um quarto que não tenha sido ocupado por alguns dias.

De acordo com estudos, o coronavírus pode viver em algumas superfícies, incluindo plástico e aço inoxidável, por até 72 horas. Isso significa que há um risco maior se o hóspede anterior acabou de fazer check-out e você ocupar o mesmo quarto um pouco depois. Para máxima segurança, peça para ficar em um quarto que está vazio há três dias. Dito isso, se o quarto foi devidamente higienizado pelos funcionários do hotel entre as estadias, o risco de contrair o vírus de um hóspede anterior é muito pequeno.

5.  Reforçe a higienização do seu quarto na chegada.

Embora os hotéis devam higienizar adequadamente os quartos entre as ocupações, não custa fazer uma limpeza rápida você mesmo, especialmente em áreas de alto toque como maçanetas, interruptores de luz, controles remotos de TV, banheiro e quaisquer superfícies planas como mesas ou bancadas. Guarde almofadas e colchas em uma parte do armário, pois estes itens não podem ser lavados regulamente (essa é uma dica de viagem verdadeira, independentemente de uma pandemia).

6.  Abra as janelas para ventilar o ambiente.

Se as janelas do seu quarto de hotel podem ser abertas (muitos não permitem por razões de segurança), você deve deixar o ar fresco entrar. O risco de transmissão aérea é maior em espaços internos com pouca ventilação, por isso é uma boa ideia abrir janelas e portas e aumentar a circulação de ar do ambiente. Uma boa ventilação é essencial para reduzir o risco de disseminação do coronavírus.

7.  Evite os serviços de quarto.

Se a equipe de serviços entrar em seu quarto usando uma máscara, provavelmente não espalhará o vírus no ar ou nas superfícies. Mas se você prefere reduzir o número de pessoas circulando no seu ambiente, evite completamente algumas regalias. Você sempre pode dispensar os serviços da camareira, por exemplo, pedindo que enxovais limpos sejam deixados na sua porta.

8. Faça suas refeições no quarto.

Sabendo que você não pode comer ou beber usando uma máscara, é melhor evitar o restaurante e o bar do hotel – principalmente se forem ambientes fechados e com serviços de buffets – e, neste caso, preferir o serviço de quarto. Se a equipe que prepara e entrega sua refeição estiver praticando processos regulares de higienização das mãos e desinfecção, além do uso de máscara e o distanciamento adequado, o seu serviço de quarto estará seguro.

9. Evite outros espaços compartilhados do hotel, como a academia e o Spa.

Embora um hotel possa abrir suas instalações compartilhadas, isso não significa que você deva usá-las. Na academia, por exemplo, o uso de máscaras pode até proteger, mas a prática de exercícios aeróbicos faz com que as secreções respiratórias alcancem distâncias maiores. No caso de um tratamento individualizado em um Spa, pergunte sobre os protocolos de segurança e, se tiver alguma dúvida, deixe esse privilégio para uma próxima estadia em um hotel de luxo.

10.  Faça o check-in online.

Visando reduzir o contato pessoal de várias maneiras, como usar sinalização nos saguões para lembrar dos protocolos de higiene e distanciamento social, remover ou reorganizar os móveis para permitir mais espaço entre as pessoas, os hotéis também estão dando aos hóspedes a opção de usar seus celulares para fazer check-in, acessar seus quartos, ou fazer outras solicitações de serviços durante a estadia.