Notícias

1ª Feira da Mulher Empreendedora abre inscrições para expositoras até 13 de novembro

Empreendedoras de Araguaína e região podem participar do evento voltado para fomentar negócios, networking e troca de experiências

O contato com o público e a interação física fazem toda a diferença, disse Shirley Sousa, que produz acessórios femininos.
Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

A Secretaria Especial da Mulher (Semul) está com inscrições abertas para 1ª Feira da Mulher Empreendedora, com o tema “Feito por Elas”. Com oportunidade para 25 expositoras, o evento tem foco no empreendedorismo realizado exclusivamente a mulheres e será realizado no dia 22 de novembro, das 8 às 17 horas, no anfiteatro da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O encerramento será na Feirinha, a partir das 18 horas.
 
As inscrições, que podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 13, se destinam às mulheres que possuem MEI ou um pequeno negócio e que desejem expor produtos, como artesanatos, aromatizantes, doces, salgados, bolos, cosméticos e outros itens na feira.
 
Para se inscrever, é necessário preencher uma ficha de cadastro presencialmente na Semul, localizada na Rua 25 de Dezembro, n° 307, das 7 às 13 horas, ou pelo WhatsApp (63) 99271-9846.
 
Segundo Karine Cassia, coordenadora de Empreendedorismo da Semul, é fundamental que as mulheres sejam empoderadas pelo empreendedorismo. “Acreditamos que o empreendedorismo feminino representa o poder do impacto coletivo e o nosso diferencial é essa rede de apoio, as capacitações e trocas de experiências”, conta.
 
Programação da feira
 
O evento proporcionará um dia completo de atividades com palestras, workshops, oficinas de empreendedorismo e networking para o público feminino. Mulheres convidadas ministrarão palestras com temas relevantes para as empreendedoras, como o segredo para o sucesso na carreira empreendedora; o poder da autoestima profissional; fotografia com celular para redes sociais e vendas.
 
A feira também contará com uma Sala de Oportunidades, com workshops focados em perfil profissional, comunicação assertiva e postura no ambiente de trabalho; superação de crenças limitantes e construção de ações positivas; estratégias para criar um currículo que destaque e que atraia recrutadores. Além disso, o evento reunirá mais de 20 empresas, que oferecerão vagas voltadas para mulheres em busca de inserção no mercado de trabalho.
 
Diversas oficinas práticas também oferecerão conhecimentos para as participantes, incluindo criação de laços natalinos e embrulhos de presente; montagem de árvore e guirlanda natalina; produção de geleias e compotas; montagem de caixa de festa e cestas personalizadas.
 
O momento também contará com a presença da psicóloga Ximena Oliveira, especialista em saúde mental da mulher, que abordará a importância da autoestima profissional.
 
Encerramento na Feirinha
 
O evento será encerrado a partir das 18 horas na Feirinha (Vila Chambaril), onde será servido um chambaril preparado pela chef Ruth Almeida, acompanhada das cozinheiras locais. Para degustar o prato, será necessário adquirir um ingresso disponível durante o evento.
 
Mais oportunidades
 
Por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, a Prefeitura de Araguaína disponibiliza cursos no Centro de Geração de Renda, com o objetivo de oferecer capacitação profissional com foco na promoção da independência financeira, principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
 
Nos últimos dois anos, foram realizados 7.212 atendimentos nos cursos, sendo 2.955 cidadãos beneficiados em 2023 e 4.257 até outubro de 2024, um crescimento de 45%. Os cursos ofertados atualmente são de cabeleireiro, manicure e pedicure, design de sobrancelhas, artesanato em feltro, pintura em tecido, bordado à mão e crochê. A unidade está localizada na Avenida 1º de Janeiro, em frente à Praça das Bandeiras, e está sempre com inscrições abertas.