A Fesserto (Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Estadual e Municipal do Estado do Tocantins) realiza, na próxima quinta-feira (31), reunião com os sindicatos do Tocantins para discutir assuntos sobre o índice da data-base de 2016 dos servidores estaduais e a cobrança dos retroativos da data base de maio a outubro de 2015, que deveria ter começado a ser pago em janeiro, mas não ocorreu.

A reunião ocorre na sala de cursos da ESA (Escola Superior de Advocacia) na OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), em Palmas, a partir das 9 horas.

Para a reunião, a Fesserto convidou 24 sindicatos e associações, envolvendo todas as categorias de funcionários públicos estaduais. As entidades convidadas (confira no final da matéria) representam todas as categorias do funcionalismo, já que a questão envolve mais de 34 mil pessoas diretamente.

Por lei, a data-base do funcionalismo estadual deve ser paga no mês de maio. Por isso, os sindicatos já começam a se reunir agora para debater a questão. “Estamos provendo essa reunião para preparar todos os servidores. A data-base já está perto e o governo ainda tem dívidas de 2015 que fez compromisso em lei para pagar e não pagou”, destaca o presidente da Fesserto, Carlos Augusto Melo de Oliveira (Carlão).

Funsaúde

A Fesserto também está cobrando a participação no Conselho Fiscal do Fundo de Assistência a Saúde do Estado do Tocantins (Funsaúde).

A cobrança, por meio de ofício endereçado ao governador Marcelo Miranda, é feita porque em 17 de março o governo do Estado publicou, no Diário Oficial do Estado, ato com a designação de membros para o conselho. No ato, só foram designados membros do Sisepe-TO (Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins), excluindo as demais entidades sindicais do Estado.

“Ocorre que esta federação bem como os sindicatos a ela filiados não souberam da referida discussão e posterior indicação, sendo designados membros efetivos, suplentes e inativos apenas do Sisepe”, destaca o ofício enviado ao governador Marcelo Miranda.

Entidades convidadas para a reunião 

ASMIR - Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa e seus Pensionistas do Estado do Tocantins

ASSPMETO - Associação dos Sargentos e Subtenentes da Polícia Militar do Tocantins

APRA - Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins

SISEPE-TO - Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins

SINDIFISCAL- Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual), SINTRAS - Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins

SINDLEGIS - Sindicato dos Servidores Ativos e Inativos da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins

SINDSEMP - Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Tocantins

SINDJOR - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins

SINPOL -Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins

SINDEPOL - Sindicato dos Delegados de Policia do Estado do Tocantins

SINTET -Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins

SEAGETO -Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Estado do Tocantins

SINSTEC-Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins

SINSJUSTO -Sindicato dos Servidores e Serventuários do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

SEET -Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Estado do Tocantins

SICIDETO - Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins

SINDIFATO -Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins

SIMED -Sindicato dos Médicos do Tocantins

SINDJUS-TO -Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª. Instância SINPEF-TO -Sindicato dos Profissionais de Educação Física no Tocantins

SINFITO -Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Tocantins  e AFA-TO -Associação dos Funcionários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins.