Entretenimento

3 mulheres cujo trabalho de educação financeira se popularizou nas redes sociais

Embora o mundo das finanças ainda seja dominado por homens, cresce o número de mulheres que vêm divulgando conteúdos para ajudar as pessoas a conseguirem manter as contas equilibradas. Conheça algumas delas

A educação financeira tem sido um dos temas que mais cresce nas redes.
Foto: Divulgação

Com o desenvolvimento das redes sociais nos últimos anos, temas que, antes, permaneciam restritos a contextos privados, como consultórios médicos, escritórios de advocacia, consultorias e universidades, começaram a ser popularizados.

As finanças foram um dos temas cujo acesso foi ampliado pela disseminação de páginas e perfis nessas redes. Se, antes, era preciso realizar um curso mais focado nessa área ou contratar serviços de contadoras e ter um bom diálogo com os funcionários do seu banco, agora, é possível ter acesso a conhecimentos na internet a partir de vídeos, postagens e bate-papos ao vivo.

É nela que diferentes pessoas, desde especialistas com experiência de trabalho no setor até outras que são iniciantes e, muitas vezes, ainda estudantes de graduação, compartilham dicas sobre como lidar com as finanças e conseguir algum equilíbrio no final do mês.

Embora os homens sejam a presença predominante no mundo das finanças, constituindo 76% do total de investidores no Brasil, é verdade que as mulheres vêm conquistando espaço dentro e fora das redes sociais. Confira algumas delas a seguir.

Nathália Rodrigues

Mulher e negra, essa jovem carioca de apenas 21 anos criou, há cerca de um ano, um canal no YouTube para falar de educação financeira e ajudar as pessoas, especialmente aquelas de renda baixa, a evitar armadilhas que consumam o orçamento de forma desnecessária.

A jovem nunca teve contato com educação financeira até iniciar a graduação de Administração de Empresas. Foi ali, e na necessidade de lidar com dinheiro para pagar o curso, que ela começou a se apaixonar pelo mundo das finanças e produzir conteúdo de forma acessível, sem fórmulas mágicas e estando conectada à realidade profundamente desigual que marca o Brasil.

O canal “Nath Finanças” conquistou seguidores. Além do Twitter, ela começou a divulgar seus conteúdos no jornal El País Brasil. Ela afirma que o seu principal objetivo não é ensinar ninguém a ficar rico, mas a lidar de uma forma mais saudável com  o dinheiro.

Entre as dicas mais enfatizadas por ela está: anotar semanalmente os gastos e diferenciar o que é necessário do que é desejo de consumo, entender as próprias despesas, como elas afetam a vida financeira de cada indivíduo e sua família, estudar sobre o tema e criar o hábito de guardar dinheiro, por menor que seja a quantia.

Gabriela Forlin

Se você é daqueles que já perderam as contas do valor das dúvidas acumuladas no cartão de crédito e não conseguem resistir às promoções ao passar em frente às lojas, uma boa dica é acompanhar o canal “Mão de vaca profissional”, organizado pela Gabriela Forlin.

A ideia do canal surgiu a partir do incentivo de familiares e amigos da jornalista, que lhe pediam dicas para economizar dinheiro. Além de orçamentos e gastos, ela traz conteúdos sobre investimentos, impostos de renda, saque de Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e sugestões de aplicativos para investimentos.

Patricia Lages

Autora de quatro best-sellers na área de finanças, incluindo Bolsa blindada, essa jornalista já ultrapassou 500 mil seguidores em seu site.

Além de falar sobre vida profissional, empreendedorismo e finanças pessoais, ela dá dicas para as pessoas organizarem a rotina para não perder dinheiro, cuidados com a alimentação e compras diárias sem gastar fortunas.

Em 2014, Lages realizou a palestra Sucesso: a única escolha na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e, hoje, é colunista do portal R7.