Notícias

6 Dicas para criar grandes vídeos de viagem

Separamos algumas dicas e exemplos de vídeos de viagens para te inspirar.

Cada situação pode lhe render memórias incríveis quando bem executadas em vídeo.
Foto: Ilustrativa

Poucas são as coisas que duram a vida toda. Smartphones, carros e roupas são exemplos claros de produtos que se deterioram com o tempo... É por isso que muitos viajantes preferem eternizar memórias, visto que são um dos poucos eventos que sobrevivem.

Mas, uma forma de prolongar ainda mais estas histórias vividas em viagens pelo mundo afora, é por meio de vídeos. Não é à toa que o primeiro vídeo do Youtube “Me at the zoo” (ou, ‘Eu no zoológico’), publicado em 2005, foi um registro de um passeio de Jawed Karim, um dos fundadores da plataforma. 

Uma década depois, com todas as ferramentas disponíveis, você também pode fazer como Karim e compartilhar viagens, eternizando esses momentos para as próximas gerações, mas com um diferenciais: a edição, a composição e a maneira criativa de como sseus passeios serão vistos para sempre.

Separamos algumas dicas e exemplos de vídeos de viagens para te inspirar a tirar o passaporte da gaveta e a câmera do armário assim que a pandemia acabar: 

  1. Planejamento 

Tente planejar sua viagem o máximo possível e com antecedência para inspirar a forma em que pretende gravar seus vídeos. Saber o destino te auxilia a elaborar como os elementos importantes serão conduzidos, como uma narrativa ou cortes de edição.

Por exemplo, você pode planejar uma viagem a Nova York e pensar nos diferentes frames de vídeo que deseja, como mercado de rua, comida, explorando a cidade e olhando para a Times Square à noite. 

Abaixo temos o exemplo de uma mochileira que visitou a Bolívia e o Peru e decidiu criar um vídeo super criativo de sua viagem aqui pelos países da América do Sul. O estilo stop motion que usou, com certeza foi planejado e este foi o resultado:

 


 

  1. Vlog - pessoal e informal

Nesse estilo de vídeo, você será como o anfitrião da viagem, contando ao público em primeira pessoa. Você precisará de uma câmera com tela frontal para saber onde está o enquadramento e se quiser estudar um pouco sobre aquele local, para criar uma narrativa interessante para quem vai assistir depois.
 

  1. Categorize 

Se quiser focar em aspectos da viagem, pode separar em nichos a sua edição. Isso pode incluir comida, eventos históricos, atividades de aventura ou moda. Geralmente os destinos são conhecidos por situações específicas, como o surf no Havaí, a região do vinho no sul da França ou o romantismo de Paris. Cada situação pode lhe render memórias incríveis quando bem executadas em vídeo.

Um dos vídeos de viagem mais vistos na internet, usou basicamente esta técnica, se não fosse um diferencial: Matt Harding documentou locais tradicionais dos 42 países que visitou, dançando em frente à câmera. O resultado é impecável e com certeza gerou memórias dignas de serem compartilhadas para sempre.

 

 

  1. A hora de ouro

A iluminação é muito importante para capturar a essência de qualquer lugar que você esteja visitando e nem sempre o viajante consegue levar todo o aparato de luz, mas pode usar o recurso natural que garantirá a melhor iluminação que você poderia pedir: o nascer e pôr do sol. O período que precede o nascer do sol e o pôr do sol é chamado de Hora de Ouro por um bom motivo. Vale a pena se programar para garantir que nestes momentos, você estará em locais importantes para o registro da viagem. 

Um bom exemplo, está abaixo. Unindo frames de vários períodos do dia é possível perceber a riqueza de detalhes mesmo em pouco tempo de exposição durante a manhã e à tarde.

 


 

  1. Foque nas pessoas

Nem só de belas paisagens se faz um vídeo de viagem. Registre as pessoas que você encontrar pelo caminho. Use a técnica “na altura dos olhos”. Se você estiver gravando alguém, especialmente uma criança, coloque a câmera até o nível dos olhos dela para ver o mundo sob esta perspectiva. Isto vale para adultos também. 

Para servir de inspiração, confira o resultado de mais de 3 mil fotos em vídeo que este viajante uniu durante a expedição pelos EUA. 

 

 

  1. Separe bons dispositivos de armazenamento

Não precisa explicar muitas coisas neste caso, mas é sempre válido lembrar que memória e nuvem nunca são demais quando se trata de registrar viagens. Lembre-se também de capturar momentos de transição e de armazená-los em pastas pré-definidas nestes dispositivos. Grave cinco segundos de sua entrada no ônibus ou carro sempre que vai pra algum lugar e um pouco da paisagem, por exemplo, sempre que vai a algum lugar diferente. Estas separações serão importantes durante a edição de seu vídeo.

No exemplo a seguir, os frames foram matematicamente calculados e o resultado ficou incrível:

 

 

Agora é com você. Esperamos ver o seu vídeo de viagem em breve! Pé na estrada.