Notícias

7° Pedal Amarelo em Araguaína vai unir ciclistas pela segurança no trânsito neste sábado, 24

Com percurso da Via Lago ao Parque Cimba, evento faz parte das ações da campanha Maio Amarelo, de conscientização sobre a segurança no trânsito

A concentração tem início às 16h30 e a saída será às 17h. O trajeto será previamente sinalizado e contará com o acompanhamento da ASTT e demais órgãos parceiros para garantir a segurança dos participantes
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Os ciclistas de Araguaína já podem preparar suas bicicletas para a 7ª Edição do Pedal Amarelo, que será realizado neste sábado, 24 de maio. A concentração será às 16h30 na Via Lago, com saída às 17h. O evento dá continuidade à programação do Maio Amarelo, que tem o tema “Desacelere, Seu Bem Maior é a Vida” e inclui diversas ações ao longo do mês.

O principal objetivo do Pedal Amarelo é conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito, promovendo um momento de integração social, lazer e reflexão. Por meio da atividade ciclística, a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) busca chamar a atenção para o alto índice de acidentes e a necessidade de um comportamento mais seguro e responsável de todos os usuários das vias, como motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

“Esse evento nos deixa uma mensagem forte: todos somos responsáveis por salvar vidas. O Maio Amarelo, como campanha nacional, nos dá a oportunidade de alinhar Araguaína com esse movimento mundial pela paz no trânsito, valorizando a vida e promovendo uma cultura de prevenção”, ressalta Suziane Olímpia, diretora de Educação para o Trânsito da ASTT.

Antes e após o percurso, haverá uma breve concentração com orientações educativas, falas de representantes da ASTT e sorteio de brindes. As atividades são pensadas para reforçar as mensagens da campanha Maio Amarelo de forma leve e participativa.

Sobre o percurso

O percurso será moderado e acessível a todos os públicos, com concentração às 16h30 e saída prevista para às 17h, na Via Lago, no Monumento da Cidade (Eu amo Araguaína), passando pela Marginal Neblina, Via Norte até o Parque Cimba. O trajeto será previamente sinalizado e contará com o acompanhamento da ASTT e demais órgãos parceiros para garantir a segurança dos participantes.

Além disso, haverá paradas estratégicas para hidratação dos participantes, e viaturas estarão disponíveis para dar suporte e socorro, caso necessário.

O Pedal Amarelo é uma forma simbólica e prática de mostrar que o trânsito precisa ser mais humano e seguro para todos. É um momento de mobilização que transforma a educação para o trânsito em uma vivência coletiva”, destaca Suziane.

Quem pode participar?

Toda a população pode participar. O momento é aberto para ciclistas de todas as idades, famílias, grupos de pedal, profissionais da área da saúde, educação, trânsito, estudantes e todos que desejam contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e humano.

Em 2024, o Pedal Amarelo contou com a participação de cerca de 250 pessoas, entre ciclistas, apoiadores e voluntários. A expectativa da ASTT é que, em 2025, o evento supere esse número, com maior envolvimento da comunidade.

Parceiros do Pedal Amarelo

A 7ª Edição do Pedal Amarelo é realizada pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (SEMECL), Secretaria da Saúde, Defesa Civil, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Ciretran de Araguaína, Polícia Militar (PM), Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas (BPMRED), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de clubes de motociclistas e diversas empresas privadas.