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A importância da presença virtual para pequenos negócios

A internet é a forma mais prática de ser encontrado e divulgar produtos ou serviços.

Site e perfis nas redes são a forma mais prática de ser encontrado e continuar fazendo vendas.
Foto: Divulgação

Estar presente no mundo virtual é um requisito obrigatório que vai ajudar a gerenciar sua empresa. Independente do porte, é importante ser encontrado rapidamente na internet. Além disso, a crise do coronavírus exigiu mudanças, especialmente, para os pequenos negócios.

Assim, site e perfis nas redes sociais tornam-se indispensáveis. Eles são a forma mais prática de ser encontrado e continuar fazendo vendas, mesmo que seja necessário manter a loja física fechada por um período.

Sabemos que as grandes empresas já estão na internet há muito tempo. Isso sem contar que são facilmente lembradas por seus clientes. Então, os pequenos negócios precisam encontrar seu espaço. Contudo, pode acreditar, há lugar para todos e é possível conquistar as pessoas para tornar sua marca conhecida.

Importância de ter presença virtual

A forma como as pessoas fazem compras mudou. Como resultado disso, foi necessário alterar a estratégia de vendas e a maneira de chegar até clientes em potencial também. Antes, era necessário ir até uma loja e escolher entre o que o vendedor apresentasse. Agora, com alguns cliques, é possível definir o que quer e finalizar a compra.

Isso significa dizer que empresas que não estão on-line não existem. Inclusive, porque é por meio da internet que as pessoas vão buscar mais informações sobre algum produto ou serviço que chamou sua atenção. Assim, a presença digital ajuda a fidelizar clientes, já que, mais do que vender, você irá entregar informações e tirar dúvidas.

3 dicas para construir sua presença digital

Ficou claro a importância de estar no mundo virtual. No entanto, muitos pequenos negócios não fazem ideia de onde começar. Conheça três dicas que podem ajudar:

1.Defina uma persona

A persona seria um cliente ideal para sua empresa. É quase como criar uma personagem, já que você definirá nome, idade, profissão, o que faz nas horas vagas e até o que a incomoda. Mesmo uma pequena empresa pode ter mais de uma persona, depende do produto ou do serviço vendido.

Por que definir a persona? Assim, você irá focar nela para criar suas ações de venda. Como aquela personagem gostaria de ser abordada? Fica mais fácil direcionar as demais ações on-line e até definir o público que vai ser atingido com sua divulgação.

2.Estabeleça objetivos

Quais são seus objetivos? Não vale dizer que não tem nenhum, já que mesmo as pequenas empresas sonham em chegar a algum lugar. Pode ser aumentar o número de clientes, vender mais de um determinado produto ou ser reconhecido como uma referência em um serviço.

Esse objetivo precisa estar alinhado com a persona, para que você saiba exatamente como serão feitas as ações de divulgação on-line. Inclusive, o ideal é pensar na persona e nos objetivos em conjunto, para ficar mais fácil definir qual caminho será adotado no mundo virtual.

3.Crie conteúdo relevante

Por último, e não menos importante, a maneira mais fácil de atrair as pessoas até sua empresa é por meio da produção de conteúdo. No entanto, precisa ser algo relevante, capaz de conquistar o público-alvo.

Pode ser um blog vinculado ao site ou, até mesmo, pequenas dicas nas redes sociais. Afinal, os pequenos negócios têm conseguido bons resultados com o Facebook e o Instagram. Assim, alterne entre postagens de vendas e alguma dica.

Por exemplo, um salão de beleza pode mostrar o resultado de um procedimento com uma cliente (com autorização dela) e, no post seguinte, dar dicas para manter os fios saudáveis e bonitos.

As três dicas são ótimas para ajudar pequenos negócios que querem conquistar mais clientes por meio da internet. Além disso, quem ainda não tem um site ou um perfil desenvolvido em alguma rede social já pode começar a pensar em aumentar a presença digital.